O trabalho da Ética Animal em 2022: uma retrospectiva do ano

O trabalho da Ética Animal em 2022: uma retrospectiva do ano

31 Dez 2022

Depois das limitações que tivemos em anos anteriores devido à pandemia de COVID, 2022 foi um ano muito ativo para a Ética Animal. Além de todo o trabalho (descrito a seguir), fizemos também duas importantes decisões estratégicas para os próximos anos:

Focando em fazer mais trabalhos de divulgação e de capacitação. O trabalho sobre o sofrimento de animais selvagens aumentou substancialmente nos últimos anos. Quando começamos a trabalhar, éramos a única organização animal envolvida nessa causa. Por isso, investimos muito em produzir trabalho de pesquisa e de divulgação. Agora a situação é diferente: há uma quantidade crescente de pesquisas sobre a situação dos animais selvagens e sobre como ajudá-los sendo publicadas a cada ano. Como resultado disso, em 2022 passamos a fazer mais trabalho de divulgação e de capacitação, embora tenhamos continuado a publicar pesquisas sobre questões ainda pouco abordadas. Isso é importante, pois nesse momento somos a única organização trabalhando para divulgar para um público mais amplo a preocupação com o sofrimento dos animais selvagens.

Trabalhando mais ativamente sobre o longoprazismo e os animais. A Ética Animal sempre considerou seriamente não apenas os seres sencientes do presente, mas também aqueles que existirão no futuro. Já publicamos materiais sobre isso (veja, por exemplo, nosso artigo sobre a importância do futuro para a defesa dos animais, nosso vídeo sobre o sofrimento dos animais selvagens e o futuro em longo prazo, e nosso vídeo com uma introdução ao longoprazismo). Em 2022 começamos a fazer um trabalho de divulgação mais ativo sobre esse tópico, incluindo vários eventos sobre o tema.

Além disso, continuamos a trabalhar em áreas pouco abordadas, como aumentar a preocupação com o próprio especismo, e não apenas com suas consequências práticas. Abaixo está uma descrição de nossas atividades em 2022, tanto em língua portuguesa quanto em outros idiomas.


Trabalho em língua portuguesa

Cursos

Durante 2022 oferecemos quatro cursos reconhecidos oficialmente por universidades federais: Uma introdução ao debate sobre a consideração moral dos animais não humanos, Animais não humanos e o dano da morte, Teorias éticas e os animais não humanos, e Introdução ao sofrimento dos animais selvagens. O primeiro foi oferecido online em duas edições, uma em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia e outra em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. Os outros três foram oferecidos online em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia. Todos os cursos foram abertos ao público em geral, totalmente gratuitos. Todas as aulas permanecerão disponíveis gratuitamente online e podem ser acessados nos links acima. Juntando todos os cursos, tivemos mais de 2000 inscritos. Além disso, fizemos mais de 20 lives para responder perguntas do público.

Canal do Youtube

Também continuamos a publicar vídeos no YouTube, direcionados especialmente para jovens e estudantes universitários. Nosso canal em português já conta com 195 vídeos. Além dos vídeos dos cursos, em 2022 fizemos mais de 20 lives para responder perguntas do público e já publicamos mais de 60 vídeos curtos explicando conceitos básicos em ética animal.

Publicações em português (livros e artigos)

Luciano Carlos Cunha, coordenador das atividades da Ética Animal em língua portuguesa, lançou o livro Razões para ajudar: o sofrimento dos animais selvagens e suas implicações éticas, um exame detalhado dessa questão, expondo a fundamentação da proposta de ajudar os animais selvagens, respondendo às várias objeções a essa proposta, e apresentando várias maneiras pelas quais já é possível ajudar os animais selvagens  e o que mais poderia ser pesquisado no futuro.

Luciano Cunha também publicou um capítulo na coletânea Estudos e direitos dos animais: teorias e desafios, organizado por Ana Paula Barbosa-Fohrmann, Daniel Braga Lourenço e Anna Caramuru Pessoa Aubert, que está disponível gratuitamente online. O capítulo, intitulado A igualdade, suas várias interpretações, e a ética interespécies, aborda o princípio da igual consideração, como ele teria que ser abordado por cada teoria da ética, e quais as implicações práticas disso para nossas decisões que afetam os animais não humanos.

Os artigos de membros da Ética Animal que foram apresentados como palestras no Simpósio Internacional: Ética Animal em Ação, promovido pela UNISINOS também farão parte dos anais do simpósio, que será publicado como livro no primeiro semestre de 2023. Alguns dos artigos já estão disponíveis online e podem ser acessados nos links a seguir:

Especismo e priorização de causas

O conflito entre defesa dos animais e ambientalismo no que diz respeito a intervenções que afetam os animais selvagens

Publicações em nosso site

Em 2022 publicamos vários novos textos em nosso site. A seguir estão alguns dos principais:

Intuições morais e vieses

Atualizações na seção sobre ética e animais em nosso site

Textos sobre a exploração de insetos

Por que a mortalidade específica por idade é relevante para a biologia do bem-estar

Dia Mundial pelo Fim da Pesca 2022

A ideia de que apenas os humanos são sencientes

O desenvolvimento da senciência em animais juvenis

Identificando preditores da abundância de insetos

Animais e guerra

10 anos da Declaração de Cambridge sobre a Consciência

Senciência em invertebrados: uma revisão das evidências comportamentais

Lives da Ética Animal no Dia Mundial pelo Fim do Especismo

O potencial para reduzir o sofrimento dos animais na natureza utilizando amostragem de eDNA

A Declaração de Montreal sobre a Exploração Animal

Palestras e seminários recentes da Ética Animal em todo o mundo

Quais tecnologias podem ser utilizadas para ajudar os animais selvagens?

Dia Internacional dos Direitos Animais

Além disso, foram publicadas novas versões dos textos sobre teorias de direitos, contratualismo, e ética das virtudes e ética do cuidado.

Participações em eventos

Em 2022, porta-vozes da Ética Animal participaram de vários eventos, nacionais e internacionais. Dentre esses eventos, estão palestras em seminários, simpósios, congressos e fornecimento de entrevistas em vídeo e escritas. Abaixo estão alguns exemplos.

Nos dias 22 e 23 de novembro, membros da Ética Animal participaram do Simpósio Internacional: Ética Animal em Ação promovido pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS).  Os temas foram as diferenças entre consideração pelos animais e o ambientalismo em relação a intervenções que afetam os animais selvagens, atitudes especistas em decisões sobre priorização de causas, e a perspectiva longoprazista aplicada à causa animal.

No dia 26 de agosto, membros da Ética Animal participaram do Seminário Internacional Personalidades da Filosofia, cujo tema foi os 20 anos da publicação da obra The Ethics of Killing: Problems at the Margins of Life, de Jeff McMahan.

Membros da Ética Animal participaram do Congresso Internacional de Direitos Animais em 27/04, com palestras sobre a relevância moral da senciência e sobre o sofrimento dos animais selvagens.

Palestra na Universidade Federal de Uberlândia (UFMG) em 18/01, sobre a importância da senciência e critérios para investigar quais seres são sencientes.

Palestra na Universidade Federal de Uberlândia (UFMG), em 27/01, sobre questões éticas decorrentes da experimentação animal em 01/27.

Uma palestra intitulada Uma introdução à ética animal: argumentos centrais, oferecida como parte do curso Dilemas Éticos na Medicina Veterinária, promovido pelo Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Ética Animal da Universidade Federal de Uberlândia.

Uma entrevista para o jornal São Paulo Review

Duas entrevistas para o canal do ativista André Oliveira. Na primeira, os tópicos foram o trabalho da Ética Animal, especismo. Na segunda, os temas foram o sofrimento dos animais selvagens e as diferenças entre ética animal e ética ambiental.

Uma entrevista para o canal Respeito Animal, onde foram respondidas perguntas do público sobre tópicos em ética animal em geral.

Uma entrevista para o canal do grupo de ativismo MOVE, para discutir o tema do sofrimento dos animais selvagens.

Uma entrevista para o programa Observatório, do canal Ela TV, abordando ética animal em geral.

Uma entrevista para o canal do jornalista Maurício Kanno, discutindo a questão do sofrimento dos animais selvagens e falando sobre o trabalho da Ética Animal.


Trabalho em outros países

Uma das características importantes do trabalho da Ética Animal é que ele é internacional. Durante 2022, expandimos nosso alcance internacional. Adicionamos uma maior quantidade de conteúdo ao nosso site em diferentes idiomas. No total, levando em conta todos os idiomas, o site já tem mais de 1800 páginas e posts. Em 2022 também publicamos nosso site em outro idioma, o romeno. Nosso site agora está disponível em 10 idiomas: português, inglês, chinês, hindi, espanhol, francês, italiano, polonês, alemão e romeno. Continuamos a trabalhar também produzindo vídeos. Além dos 195 vídeos do nosso canal em português, também temos 40 vídeos em nosso canal em espanhol e 34 vídeos no nosso canal em inglês.

Palestras e outros eventos

No ano de 2022 nossos porta-vozes estiveram bastante ocupados. Deram palestras em muitas conferências internacionais, bem como em seminários em universidades e em conferências acadêmicas em todo o mundo. Os eventos em que fizemos palestras incluem os seguintes:

Sofrimento dos animais selvagens. Demos palestras e workshops sobre defesa dos animais selvagens no Animal and Vegan Advocacy Summit, na Animal Advocacy Conference Asia, nas conferências EAG em Londres e em São Francisco, no workshop Scholars for Society e na conferência EAGx em Praga.

Nossos membros também fizeram apresentações sobre o sofrimento de animais selvagens no Nordic Environmental Ethics Winter Symposium na Universidade de Copenhague, no simpósio Animals in Wars and Disasters e no workshop Principles of Ethical Decision Making in Environmental Practice na Universidade de Freiburg. Também ministramos um seminário para estudantes de pós-graduação em ciências naturais no Imperial College de Londres.

Animais e longoprazismo. Nossos porta-vozes também deram palestras sobre longoprazismo e animais no EAGx Virtual e na conferência EAGx em Cingapura, e seminários sobre longoprazismo e defesa animal no Institute of Animal Law da Asia e na Universidade Pompeu Fabra.

Especismo. Demos palestras online sobre especismo e defesa dos animais no Dia Mundial pelo Fim do Especismo e no Dia Internacional dos Direitos dos Animais. Também demos palestras sobre este tópico para grupos de altruísmo eficaz em Paris, Dresden e Utrecht.

Além desses eventos, também realizamos palestras sobre o especismo na América Latina, em universidades do México, Colômbia, Costa Rica e Argentina. Demos uma palestra no Chilean Animal Law Colloquia. Demos cursos universitários oficialmente reconhecidos no Brasil e na Argentina. Na Colômbia, um representante da Ética Animal ministrou um seminário para senadores e membros da Câmara no Congresso Nacional da Colômbia.

Publicações em inglês

No início do ano, produzimos um guia para o trabalho de defesa animal eficaz, que fornece orientações cruciais para pessoas que se preocupam com o sofrimento dos animais selvagens, mas não sabem o que fazer a respeito.

Oscar Horta, cofundador da Ética Animal, publicou um livro direcionado ao grande público, abordando a consideração moral dos animais, o especismo e o que fazer para ajudar os animais. Acreditamos que a obra será influente nessa área.

Também publicamos dois relatórios sobre questões mais específicas e altamente relevantes para o planejamento de programas de ajuda a animais selvagens. Um deles é um estudo de caso específico: os obstáculos para a implementação de um programa de vacinação para a população de bisões em Yellowstone. O outro é sobre o uso de imagens térmicas, um método para aprender mais sobre os animais selvagens que pode informar ações para ajudá-los.


A Ética Animal conseguiu fazer tudo isso com um orçamento apertado. Apesar disso, para podermos trabalhar contamos com o apoio de pessoas que desejam um mundo melhor para todos os seres sencientes. Tudo o que fazemos não seria possível se não fosse pela ajuda de pessoas como você. Você pode apoiar nosso trabalho e fazer a diferença para todos os seres sencientes, incluindo aqueles que vivem na natureza e aqueles que viverão no futuro. Além de doações e trabalho voluntário, outra maneira de você ajudar para que possamos continuar a fazer esse trabalho é adquirir o  livro “Uma breve introdução à ética animal: desde as questões clássicas até o que vem sendo discutido atualmente”, de Luciano Carlos Cunha, membro da Ética Animal. Todos os exemplares que forem adquiridos da forma explicada nesse link terão o seu valor revertido integralmente como doação para a Ética Animal.

Muito obrigado pelo seu apoio!