Animais usados para vestuário

Uma das razões pelas quais os animais não humanos são frequentemente vítimas de sofrimento, privação e morte, é a produção de materiais para vestuário. Consequentemente, o uso de vestuário de origem animal significa um dano para muitos animais que são indivíduos com capacidade de sofrer e desfrutar.

Na maioria dos casos, estes animais não são utilizados apenas para vestuário, mas também por outras razões, principalmente para o consumo da sua carne. Isto acontece, em particular, no caso do couro e das penas. No entanto, devemos ter em mente que, mesmo nestes casos, o valor econômico do couro e penas é algo que contribui para a rentabilidade dos negócios de exploração destes animais. Além desses casos, há outros em que o único propósito (ou o principal) da exploração animal é a sua pele ou penas.

Atualmente, existem vários produtos têxteis diferentes, tanto sintéticos como naturais, que não são de origem animal e com os quais podem ser fabricados todos os tipos de roupas, como algodão, poliéster, linho ou Gore-Tex. É possível utilizar esses produtos no lugar dos de origem animal. Desta forma, paramos de contribuir para a exploração dos animais, de acordo com a rejeição do especismo. As mesmas razões que levam ao abandono do consumo de carne e de outros produtos de origem animal pelos interesses dos animais implicam a rejeição do uso de sapatos ou cintos de couro, calças de lã ou gravatas de seda.

Esta seção explica os principais propósitos do uso de animais não humanos para vestuário:

Couro

O couro é muitas vezes proveniente de animais que também são explorados para a alimentação, contribuindo assim para a exploração destes animais. A maioria das vacas, porcos e outros animais sofrem durante a maior parte de suas vidas até serem mortos para esses fins.

Fazendas de peles

Animais confinados em fazendas de peles vivem em gaiolas minúsculas no meio dos seus próprios excrementos até serem mortos antes de completarem um ano de idade. Devido a esta situação, estes animais sofrem de um terrível estresse, chegando mesmo a exibir comportamentos estereotipados e canibalescos.

Animais capturados por suas peles

Além dos que são mortos em fazendas, milhões de animais agonizam em armadilhas, às vezes durante dias. O seu sofrimento prolonga-se até morrerem de fome, sede, mortos por outros animais quando conseguem escapar, ou mortos por caçadores.

Contrariamente ao que muitas pessoas pensam, a produção de lã não é benéfica ou mesmo indiferente para as ovelhas. É parte da exploração de que são vitimas e que implica muitos danos e, por fim, sua morte em matadouros.

Penas

Algumas aves, tais como os gansos, sofrem significativamente enquanto as suas penas são arrancadas. Este doloroso procedimento é feito enquanto as aves estão plenamente conscientes. Por fim, quando deixam de ser rentáveis, são mortas.

Seda

Apesar do aumento da evidência científica de que os pequenos animais invertebrados, tais como os bichos-da-seda, podem sentir dor, estes são fervidos em grandes números para a produção de seda.