Palestras e seminários recentes da Ética Animal em todo o mundo

Palestras e seminários recentes da Ética Animal em todo o mundo

24 Out 2022

Nos últimos meses a Ética Animal participou de um grande número de palestras, seminários e outros eventos realizados em conferências, universidades e outras instituições em muitos países diferentes. Temos como meta alcançar diferentes públicos que podem fazer uma diferença significativa para os seres sencientes, com foco nos animais selvagens, no longoprazismo e em criar uma maior conscientização sobre o especismo. Abaixo está um resumo dos eventos que realizamos ou participamos.

Demos um workshop sobre defesa dos animais selvagens na conferência EA Global: London 2022. Também realizamos duas palestras sobre o mesmo tópico nas conferências EAG Global em São Francisco e na EAGx em Praga. Nossos membros também deram palestras sobre o sofrimento dos animais selvagens no Nordic Environmental Ethics Winter Symposium, que aconteceu na Universidade de Copenhague. Palestras abordando o sofrimento dos animais na natureza também foram realizadas no simpósio Animals in Wars and Disasters e no workshop Principles of Ethical Decision Making in Environmental Practice, na Universidade de Freiburg.

Participamos de um seminário para alunos de pós-graduação em biologia e áreas relacionadas no Imperial College London. Nossos representantes também deram palestras para grupos de AE (Altruísmo Eficaz) em Paris, Dresden e Utrecht.

Os membros da Ética Animal deram seminários sobre longoprazismo e defesa dos animais em vários locais: no Institute of Animal Law of Asia 2022, na  Universidade Pompeu Fabra e na conferência EAGx, em Cingapura. O longoprazismo é um tópico muito importante na defesa animal, porém altamente desconsiderado – e até mesmo ignorado – pela maior parte dos movimentos de defesa animal. Por essa razão, planejamos aumentar nossos esforços futuros na divulgação do longoprazismo.

Recentemente, no Animal & Vegan Advocacy Summit, ocorrido no final de outubro, participamos de um workshop sobre como os grupos de defesa animal podem incluir o sofrimento dos animais selvagens como parte de seu trabalho.

Além disso, porta-vozes da Ética Animal deram palestras sobre senciência animal e especismo em universidades de diferentes países da América Latina, como México, Colômbia, Costa Rica e Argentina. Também ministramos vários cursos universitários, oficialmente reconhecidos em diferentes universidades, tanto no Brasil quanto na Argentina. Fizemos uma apresentação no National Animal Advocacy Gathering – encontro realizado no Equador. Na Colômbia, um representante da Ética Animal ministrou um seminário para senadores e membros da câmara no Congresso Nacional Colombiano.

No Brasil, oferecemos quatro cursos: (1) Uma introdução ao debate sobre a consideração moral dos animais não humanos; (2) O sofrimento dos animais selvagens; (3) Animais não humanos e o dano da morte e (4) Teorias éticas e os animais não humanos. Os cursos foram oferecidos em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também demos palestras em vários eventos, dentre os quais destacam-se: (1) Participação no Congresso Internacional de Direitos Animais; (2) Participação no International Seminar on Personalities of Philosophy; (3) Três palestras promovidas em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU): uma palestra para a sobre a importância da senciência e sobre critérios para investigar quais seres são sencientes; uma palestra sobre as questões éticas decorrentes da experimentação animal e uma palestra introdutória aos conceitos centrais em ética animal. Membros da ética animal também deram entrevistas para sites e canais como o Altruísmo Eficaz; o São Paulo Review e o Programa Observatório.

Demos várias palestras do tipo “Pergunte o que quiser” no Dia Mundial pelo Fim do Especismo – uma iniciativa internacional que reúne defensores dos animais de todo o mundo. Nesse evento respondemos a muitas perguntas que nos foram apresentadas, sendo que a maioria delas foram feitas por colegas defensores dos animais envolvidos em outros projetos. Seguindo essa mesma linha de palestras do tipo “Pergunte o que quiser“, em 2022 fizemos até o momento 20 lives para responder as perguntas do público sobre qualquer tópico relacionado à Ética Animal.

Nossa intenção com esses eventos é provocar uma mudança na forma como os seres sencientes são considerados, não apenas no futuro imediato, mas também em longo prazo. Nossos principais tópicos nesses eventos foram a defesa dos animais selvagens, o longoprazismo e o especismo – temas de importância crucial para a defesa dos animais. Apesar de sua enorme magnitude, até muito recentemente o sofrimento dos animais selvagens foi desconsiderado nos esforços para ajudar os animais. O longoprazismo é muito importante para a defesa animal, já que a grande maioria dos animais que podem ser afetados por nossas decisões provavelmente viverão no futuro – incluindo o futuro distante. As condições de vida desses animais dependerão significativamente de conseguirmos uma mudança de atitudes em relação a todos os seres sencientes – e o especismo é um grande obstáculo.

A audiência combinada dessas palestras somam mais de mil participantes. Tal público é formado por pessoas vindas de grupos-chave, especialmente bem posicionadas para tornar o futuro melhor para todos os animais. Estamos falando de estudantes universitários de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores, defensores dos animais, políticos e outras pessoas influentes interessadas na defesa dos animais.

Esses eventos também são importantes porque nos proporcionam uma grande oportunidade de formar uma rede de contatos e criar novas alianças. No futuro próximo, continuaremos essas atividades, com eventos em diferentes universidades e em novas conferências sobre altruísmo eficaz. As informações sobre esses e outros eventos futuros serão divulgadas em nossas redes sociais.