Perguntas frequentes sobre veganismo

O veganismo significa rejeitar causar danos aos animais. Os animais não-humanos são prejudicados e mortos de diversas maneiras pelos humanos. Os veganos querem agir de maneira diferente em relação a eles. O veganismo implica, por exemplo, em escolher formas de entretenimento que não sejam prejudiciais aos animais, excluindo assim espetáculos como circos com animais, rodeios, touradas, etc. Mais genericamente, ser vegano implica evitar fazer coisas prejudiciais aos animais.

A característica mais visível de ser vegano, e provavelmente aquela que pode fazer uma diferença direta para a maioria dos animais, é comer de maneira vegana. Veganismo significa comer e usar produtos que não foram produzidos prejudicando os animais. Embora isto seja um pouco novo para algumas pessoas que não pensaram nisso antes, muitas pessoas ao redor do mundo estão mudando seus hábitos para tentar evitar causar sofrimento e morte aos animais.

As páginas seguintes incluem muitas respostas a uma série de perguntas que são frequentemente feitas sobre o veganismo. Elas são divididas em quatro diferentes assuntos que estão conectados, listados abaixo: sobre as razões para se aderir ao veganismo, as formas de fazê-lo e outras questões relacionadas. Esperamos que você as ache úteis!

Por que ser vegano?

Quais são as razões para se tornar vegano? Por que os animais são prejudicados pela produção de diferentes produtos de origem animal? Essa página responde essas questões.

Respostas às questões e objeções ao veganismo

Há várias objeções e questões em relação ao veganismo. Isso é compreensível, pois o uso de animais é muito comum. Mas, há respostas para essas objeções.

Informações sobre se tornar vegano

Ao tomar a decisão de aderir o veganismo, as pessoas em alguns casos hesitam, porque não sabem por onde começar nem antecipar os problemas. De fato, todos podem fazê-lo. É mais fácil do que você imagina!

Veganismo e antiespecismo

Especismo é o nome dado à discriminação contra quem não pertence a determinada espécie. Rejeitar o especismo implica em deixar de apoiar o uso de animais como recursos, embora haja também outras coisas que podemos fazer para ajudar os animais.

Especismo

Você quer aprender mais sobre o especismo e os argumentos relacionados a ele? Confira outra página com muitas outras perguntas e respostas.