Por que o sofrimento dos animais na natureza importa

Muitas pessoas têm uma visão romantizada da natureza. Alguns acham que animais não humanos vivem em algum tipo de paraíso na natureza. No entanto, os animais que vivem na natureza têm vidas que estão longe de serem idílicas e a maioria deles tem que lidar com a realidade da ameaça constante de um terrível sofrimento. O sofrimento dos animais selvagens prevalece amplamente. Muitas pessoas não veem ou pensam sobre esse aspecto da vida na natureza. Outros acreditam que o sofrimento dos animais selvagens não é um problema sério, porque acreditam que os animais selvagens podem lidar melhor com o seu sofrimento do que os animais domesticados. A maioria de nós poderia aceitar que os animais não humanos experimentam sofrimento, mas, ainda assim, pode ser fácil pensar que eles sofrem menos do que realmente sofrem. Isso, no entanto, não é assim.

Se os seres sencientes importam, não devemos ser indiferentes ao sofrimento dos animais selvagens. Além disso, devemos ter em mente que a quantidade de sofrimento e de mortes prematuras presente na natureza é muito significativa. O sofrimento dos animais selvagens é muito mais prevalente do que muitas pessoas pensam. A maioria dos animais morre de maneira dolorosa quando são muito jovens e, portanto, não têm chances de ter experiências positivas, de perseguir seus objetivos ou de desenvolver suas capacidades. Isso ocorre principalmente devido às estratégias reprodutivas predominantes na natureza, por razões evolutivas. As enormes populações de animais que vivem na natureza também tornam essa questão especialmente urgente. Os textos a seguir explicam isso em detalhes.

Dinâmica de populações e sofrimento animal

A estratégia reprodutiva que é esmagadoramente predominante na natureza consiste em ter um grande número de descendentes, dos quais a grande maioria morre pouco depois de começar a existir. Essa é a principal causa do sofrimento dos animais selvagens, pois significa que a maioria dos animais da natureza tem pouco tempo para desfrutar experiências positivas e geralmente morrem de maneiras que envolvem sofrimento significativo (como morrer de inanição, desidratação, frio ou ser comido vivo). Dessa forma, a dinâmica de populações sugere que o sofrimento prevalece sobre a felicidade na natureza.

Razões evolutivas pelas quais o sofrimento prevalece na natureza

A seleção natural acontece quando diferentes indivíduos vêm à existência, mas apenas alguns sobrevivem, pois não há recursos suficientes disponíveis para todos. Por esse motivo, muitos indivíduos vêm à existência apenas para morrer logo depois, e uma estratégia reprodutiva que maximiza o número de novos indivíduos que nascem pode prevalecer por razões evolutivas, mesmo que isso implique que o sofrimento dos animais selvagens e as mortes prematuras aumentem tremendamente.

Os animais selvagens podem ser prejudicados da mesma maneira que os animais domesticados e os humanos?

Os animais que vivem na natureza sofrem danos significativos, assim como outros animais seriam prejudicados em circunstâncias semelhantes. Os humanos não são os únicos seres que podem sentir sofrimento e bem-estar. A seção sobre senciência animal explica isso em detalhes. Além disso, o sofrimento dos animais selvagens é predominante. Não há razão para ter atitudes em relação aos animais que vivem na natureza diferentes daquelas que teríamos se fossem animais domesticados ou humanos; portanto, devemos tentar ajudar os animais da natureza sempre que possível.


Você também pode ler as seguintes coleções de artigos sobre o sofrimento dos animais selvagens e sobre as maneiras de ajudar os animais na natureza:

Introdução ao sofrimento dos animais selvagens

Um texto introdutório que resume o conteúdo desta seção. Você pode começar aqui ou ler apenas este texto se quiser ler apenas um.

A situação dos animais na natureza

Apresenta as diferentes ameaças que os animais enfrentam na natureza, incluindo condições meteorológicas hostis, falta de comida e água, doenças, lesões devido a acidentes, conflitos e sofrimento psicológico.

Ajudando os animais na natureza

Explica várias maneiras pelas quais os animais podem ser ajudados, e que de fato atualmente estão sendo ajudados, quando são prejudicados por razões naturais ou indiretamente antropogênicas.

Biologia do bem-estar

Introduz o campo da biologia do bem-estar, um campo de estudo interdisciplinar proposto em ciências naturais que estuda a situação dos animais em relação ao seu bem-estar. A biologia do bem-estar avaliaria o sofrimento dos animais na natureza e as formas de ajudá-los.