O trabalho da Ética Animal em 2021

O trabalho da Ética Animal em 2021

31 Dez 2021

Em 2021, estendemos nosso alcance mais do que nunca, conectando-nos a novos públicos on-line e aumentando nosso alcance no YouTube e nas redes sociais. Também tivemos uma agenda de publicações movimentada.

Nossas principais atividades foram:

  • Realização de cursos abertos à comunidade
  • Realização de palestras e participações em eventos on-line
  • Produção de textos

Abaixo, você encontrará um resumo dessas e de outras conquistas deste ano.

 

O ano de 2021 em números

Levando em todos os idiomas com os quais trabalhamos, em 2021, nossas principais realizações foram:

29 vídeos em nossos canais no Youtube

Mais de 300 páginas foram adicionadas ao nosso site

20 workshops e eventos online

21 palestras, participações em eventos, podcasts e mesas redondas

5 entrevistas

6 cursos ministrados por representantes da Ética Animal

3 Relatórios

4 Artigos e revisões da literatura

1 Artigo acadêmico publicado

Agora temos:

Mais de 1.700 páginas em nosso site

Mais de 600.000 seguidores nas redes sociais

Mais de 83.000 visualizações no Youtube

Cursos em vídeo em três idiomas

Um e-book acompanhando o curso em dois idiomas

 

Cursos online abertos à comunidade

Após três anos ministrando cursos online em colaboração com universidades brasileiras, podemos dizer que essa iniciativa está obtendo um grande sucesso. Graças a esses cursos, centenas de pessoas estão aprendendo em profundidade diversos aspectos relacionados à ética animal e tirando suas dúvidas sobre esses temas por meio de sessões online.

Neste ano continuamos oferecendo esses cursos. Uma novidade é que preparamos material didático para complementar os vídeos dos cursos. Os vídeos estão disponível de forma permanente em nosso canal do Youtube. Para 2022 preparamos vários outros cursos que abordarão outros tópicos relacionados aos animais não humanos.

Cursos realizados em 2021

O curso Uma introdução ao debate sobre a consideração moral dos animais não humanos foi realizado em diversas edições em duas universidades:

1) Na Universidade Federal de Santa Catarina – (4a edição) – 08/04 até 01/06

2) Na Universidade Federal de Uberlândia – (1a edição) – 03/05 até 24/06

3) Na Universidade Federal de Santa Catarina – (5a edição) – 02/08 até 23/09

4) Na Universidade Federal de Uberlândia – (2a edição) – 04/10 até 22/11

Trata-se de um curso online gratuito e aberto à comunidade, e vem sendo realizado desde 2019.

Como parte das atividades dos cursos, realizamos diversas lives em nosso canal do Youtube para que as pessoas inscritas no curso pudessem tirar dúvidas e discutir qualquer assunto relacionado à ética animal. Algumas dessas lives abordaram temas específicos, como a senciência e como a consideração moral dos animais não humanos foi defendida a partir de várias teorias da ética normativa. Já outras visavam discutir qualquer questão relacionada à ética animal que fosse colocada pelos participantes no chat ao vivo. Todas as lives podem ser acessadas nas playlists a seguir:

Lives do curso na UFSC (2021/1)

Lives do curso na UFSC (2021/2)

Lives do curso na UFU (2021/1)

Lives do curso na UFU (2021/2)

Questões de revisão de conteúdo

As questões de revisão do conteúdo do curso foram cadastradas na plataforma Moodle. Tratam-se de 111 questões de múltipla escolha que ajudam a testar o entendimento dos argumentos discutidos nos 65 vídeos do curso. Essas questões ficarão disponíveis nessa plataforma nas próximas edições do curso.

Legendas para vídeo aulas

Inserimos legendas em dois dos nossos cursos em vídeo:

1) Foram inseridas legendas em português, inglês e francês nos 28 vídeos do curso sobre o sofrimento dos animais selvagens, originalmente em inglês.

2) Foram inseridas legendas em português nos 65 vídeos do curso Uma introdução ao debate sobre a consideração moral dos animais não humanos.

 

Publicações da ética animal

Ao longo deste ano, adicionamos um grande número de artigos ao nosso site e também ao blog da Ética Animal. Muitos desses artigos analisam a partir de diversos pontos de vista a situação dos animais na natureza e como podemos ajudá-los. Também adicionamos textos muito relevantes à nossa seção sobre ética, além de textos que abordam vieses cognitivos e outros sobre diversos usos de animais para alimentação. Por fim, apresentamos um dos nossos primeiros trabalhos dirigido ao público mais jovem.

Animais na natureza e biologia do bem-estar

Ao contrário do que muitas vezes se pensa, a situação dos animais na natureza não idílica. Existem muitas coisas sobre como esses animais são e como vivem que ainda são desconhecidas do público. Esse conhecimento é essencial para a criação de um novo campo de estudo acadêmico, que tem sido denominado de Biologia do Bem-Estar. A seguir estão os artigos que publicamos este ano sobre esses tópicos:

Um exemplo prático da oposição entre ambientalismo e consideração pelos animais: a matança ambientalista de javalis e javaporcos no Brasil

Animais em incêndio: é possível ajudar

Uma introdução à pesquisa em ecologia do bem-estar urbana

Trabalho em biologia do bem-estar sobre como os incêndios prejudicam os animais selvagens e o que fazer a respeito

Um estudo da Ética Animal analisa como os campos científicos se formaram

Uma fisiologia ilustrada do sistema nervoso de invertebrados

Novos textos sobre ética e sobre vieses cognitivos

Revisamos e expandimos em nosso site a seção sobre teorias éticas e animais não humanos, que fornece uma introdução abrangente a esse tópico, algo que não é fácil de encontrar em outro lugar. Adicionamos duas novas páginas, uma sobre prioritarismo, e outra sobre éticas focadas no sofrimento. Essas opiniões dão grande importância para aliviar a situação dos que estão na pior situação. Esses materiais serão úteis para qualquer pessoa interessada em ética animal e, especialmente, para os defensores dos animais que desejam aprimorar seus argumentos.

Quem paga o preço da carne? é um fragmento de um texto de Oscar Horta que trata de um tópico importante, que é como o especismo pode nos levar a fazer estimativas erradas do verdadeiro custo que a exploração animal tem para os próprios animais.

Também publicamos um texto sobre um dos muitos vieses cognitivos que nos influenciam ao tomar decisões éticas que afetam os animais: o viés do status quo.

Além disso, abordamos a questão do uso de insetos para alimentação e enviamos comentários à União Europeia sobre por que o uso de insetos para alimentar outros animais deveria ser interrompido.

Novo infográfico: “Você já ouviu falar de especismo?”

Este ano, começamos a concentrar uma parte dos nossos esforços na criação de materiais educacionais em vários idiomas direcionados ao público mais jovem. Com eles esperamos alcançar um setor da população com ampla capacidade crítica e potencial para melhorar o mundo no futuro.

Neste ano apresentamos este infográfico nas versões desktop e para celular, que visa transmitir, de forma simples e fácil de entender, o que é o especismo e de que forma ele se manifesta. Publicamos este infográfico em português, espanhol, inglês, italiano e francês.

Parcerias da Ética Animal com outras organizações

A Ética Animal continuou uma parceria com outras duas organizações: Olhar Animal e ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais). Durante todo o ano de 2021, a Ética Animal manteve uma coluna nesses dois sites, onde publicou até o momento 67 textos na coluna no Olhar Animal e 86 textos na coluna na ANDA.

 

Palestras e eventos online

Ao longo de 2021, representantes da Ética Animal ministraram palestras e participaram de eventos, podcasts, mesas redondas e concederam entrevistas. Abaixo estão listadas as participações cujos vídeos estão disponíveis para o acesso público. Além dessas participações, fizemos várias outras em eventos fechados.

Realizamos várias palestras sobre temas gerais da ética animal para grupos escolares e universitários, como as que ministramos para o Grupo de Estudos de Comportamento e Bem-Estar Animal da USP, para a Escola Waldorf São Paulo e para o Grupo de Estudos em Direito Animal da OAB/PR.

No dia 27 de agosto foi o Dia Mundial pelo Fim do Especismo, e diversos eventos foram realizados ao redor do mundo para comemorá-lo. O que une este evento diverso é a ideia de que o especismo é uma forma inaceitável de discriminação com a qual devemos acabar. Na Ética Animal, demos uma palestra online intitulada Desafiando o Especismo, na qual explicamos as razões para rejeitar o especismo e as implicações práticas dessa rejeição. Oferecemos essa mesma palestra em português, inglês e espanhol.

Além disso, 10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos dos Animais. Na Ética Animal, comemoramos essa data com realizando o “Pergunte o que quiser“, onde respondemos diversas perguntas que recebemos anteriormente, abordando assuntos como especismo, ética animal e o sofrimento dos animais silvestres.

No Brasil, por meio de uma colaboração entre a Ética Animal e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), organizamos no Paraná o Primeiro Encontro de Ética Animal. Foram realizadas palestras sobre temas como especismo e os motivos de sua rejeição, biologia do bem-estar, formas de usar o conhecimento científico para ajudar os animais e a necessidade de interação entre os profissionais da ética e da ciência.

Também fizemos outras palestras online de Introdução às questões clássicas e atuais da ética animal.

Realizamos também uma entrevista com o professor Carlos Zanetti, pioneiro no Brasil na defesa e divulgação de métodos substitutivos ao uso de animais na ciência, tanto no ensino quanto na pesquisa. Também fizemos uma live de lançamento do livro “Uma breve introdução à ética animal: desde as questões clássicas até o que vem sendo discutido atualmente“, de autoria de Luciano Carlos Cunha, membro da Ética Animal.

 

Trabalho internacional

Além do trabalho que realizamos para todo o mundo lusófono, na Ética Animal atuamos em diversas partes do mundo em vários idiomas, com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas. É por isso que nosso site está atualmente disponível em 9 idiomas e continuamos trabalhando em sua tradução para estes e para novos idiomas.

Estas são algumas das atividades e publicações de maior destaque que realizamos este ano em nível internacional:

Publicações

Ao longo deste ano publicamos dois novos relatórios (em inglês) sobre a defesa dos animais. Um deles aborda o desafio de iniciar um novo campo de estudo nas ciências naturais. O outro é um estudo aprofundado sobre as perspectivas da defesa animal na China, com foco nos animais selvagens.

Publicamos também no nosso site em inglês vários artigos e relatórios ao longo do ano sobre vários aspectos relacionados com os animais na natureza:

Um relatório sobre animais em ambientes urbanos

Vários artigos relacionados à senciência dos invertebrados

O artigo “Incêndios na natureza: uma revisão dos desafios para os animais selvagens“, escrito por Jara Gutiérrez, pesquisadora de pós-doutorado em Ética Animal na Universidade Autônoma de Madrid, e seu orientador acadêmico, Javier de Miguel. O artigo explica os riscos que os animais enfrentam em incêndios florestais e as maneiras pelas quais podemos ajudá-los.

Novo vídeo para todos os públicos: “Você sabe o que é especismo?”

Como parte do nosso programa de criação de materiais sobre especismo para o público mais jovem, publicamos este vídeo de animação em espanhol, onde explicamos de forma simples e em três minutos, o que é especismo.

Eventos

Outro lugar onde temos estado muito ativos é a Índia. Nosso porta-voz na Índia, Aditya SK, deu várias palestras, bem como fez uma apresentação de nossa organização na Animal Advocacy Conference Asia. Por outro lado, nossos materiais estão sendo traduzidos para diversos idiomas indianos.

Outros eventos de porta-vozes da Ética Animal

Nosso porta-voz no Brasil, Luciano Cunha, publicou o livro Uma breve introdução à ética animal, que apresentou em diversos canais online, como o Grupo de Estudos em Ética Animal da UFU, Conversas sobre Altruísmo Eficaz, Paiaiá na Conectados e o podcast MoveTalk.

Luciano Cunha também participou de diversos eventos online divulgando o questionamento ao especismo e analisando diversos aspectos relacionados à ética animal:

Canal de Alysson Augusto: O conceito de especismo, Comentando notícias, Discutindo o consumo de insetos

Podcast Abstratamente: Devemos intervir na natureza para diminuir o sofrimento dos animais? parte 1 e parte 2

Canal de divulgação do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Ética Animal da Universidade Federal de Uberlândia: O princípio da igual consideração e suas implicações práticas (Grupo de Leitura em Ética Animal da UFU), Consensos e controvérsias em Ética Animal

Fórum Animal: Ética animal no exercício de profissões que lidam com a vida

Peripacast: O que é especismo?

Além disso, porta-vozes da Ética Animal participaram de diversos eventos em inglês e espanhol, como a Conferência Internacional de Ética Aplicada, os VI Colóquios de Direito Animal, organizados pela Universidade de Atacama e pela Universidade Central do Chile, o Encontro internacional sobre direitos dos animais não humanos na Universidade de Buenos Aires, o programa Ládralo da Corporación Red de Ayuda a los Animales, o 2º Congresso Virtual Internacional de Direito Animal, o Congresso Solidariedade com os Animais realizado em Munique, a Conferência de Ética e Animais Selvagens organizada pela Universidade de St. Andrews na Escócia e outras palestras ministradas na London School of Economics ou no Instituto Indiano de Educação e Pesquisa em Ciências, em Bhopal, Índia.

 

Trabalhos com estagiários e voluntários

Durante 2021, realizamos vários trabalhos com pessoas que se voluntariaram para fazer estágio de pesquisa conosco ou para nos ajudar com a divulgação de nossos materiais e com eventos e palestras.


2021 foi um ano agitado e emocionante para a Ética Animal. Expandimos nosso alcance adicionando materiais ao nosso site, aumentando nossas atividades internacionais e iniciando um programa para fornecer materiais direcionados ao público mais jovem. Adicionamos uma equipe de produção de vídeo para aumentar o número de vídeos que produziremos no próximo ano. Publicamos relatórios sobre defesa animal e temos outros em andamento. Em 2022, você também verá mais informações sobre como ajudar animais em desastres naturais e em condições climáticas extremas, bem como informações sobre novos métodos seguros e não invasivos de aprender sobre os animais selvagens e ajudá-los. Também publicaremos um relatório sobre as complicadas questões que envolvem a vacinação de animais selvagens, mesmo quando é perfeitamente viável do ponto de vista prático. Além disso, publicaremos mais conteúdo sobre longotermismo e sobre considerar a importância do futuro nas decisões sobre priorização no trabalho que fazemos.

Continuaremos com nosso trabalho de realização de cursos abertos à comunidade, palestras e participações em eventos. Em 2022, além de uma nova edição do curso “Uma introdução ao debate sobre a consideração moral dos animais não humanos”, que temos realizado desde 2019, também ofereceremos outros três cursos: “Os animais não humanos e o dano da morte”, “Teorias éticas e os animais não humanos” e “Introdução ao sofrimento dos animais selvagens”, todos em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia. Além disso, membros da Ética Animal também darão algumas aulas em outros dois cursos promovidos pela mesma universidade: “Introdução ao debate sobre a experimentação animal” e “Altruísmo Eficaz”.

Este é apenas um pouco do resultado que você pode esperar de nós no próximo ano, além do contínuo alcance acadêmico e envolvimento com defensores dos animais.

Os últimos dois anos foram particularmente desafiadores e não poderíamos ter feito tudo o que fizemos sem o seu apoio financeiro e moral e seus esforços de divulgação! Continue apoiando nosso trabalho para que possamos continuar a aumentar nosso impacto.