Teorias éticas e animais não humanos

A ética é a reflexão crítica sobre como devemos agir e por quê. A ética animal é o campo que trata de como e por que devemos levar em conta os animais não humanos nas nossas decisões morais.

As diferentes teorias éticas discordam sobre como devemos atuar em várias situações. Por exemplo, de acordo com algumas perspectivas, mentir é sempre errado, independentemente das consequências. Já outras defendem que se devemos mentir ou não depende da situação em si e do resultado que poderá ter para os afetados pela mentira.

Apesar das suas muitas diferenças, todas as teorias éticas mais amplamente aceitas defendem a consideração moral dos animais não humanos e rejeitam o especismo (a discriminação contra estes animais). Os argumentos de cada teoria são distintos, já que cada uma tem o seu próprio conjunto de razões sobre por que deveríamos agir de determinadas maneiras e não de outras. No entanto, os diferentes argumentos utilizados em todas estas teorias acabam por chegar à mesma conclusão: que devemos ter em consideração os interesses de todos os seres sencientes. Isso ocorre porque eles se aplicam universalmente e não apenas a uma teoria específica.

Aprenda mais sobre como a consideração moral dos animais não humanos pode ser defendida, de acordo com as principais teorias éticas nos seguintes textos:

Igualitarismo

Prioritarismo

Éticas focadas no sofrimento

Utilitarismo

Consequencialismo negativo

Contratualismo

Ética das virtudes e ética do cuidado

Teorias dos direitos: abordagem geral

Teorias dos direitos: diferentes posições

Ética do discurso

Para saber mais sobre as várias posições éticas em geral, veja a página sobre as diferentes teorias éticas.