Destaques das atividades da Ética Animal em 2023

Destaques das atividades da Ética Animal em 2023

16 Nov 2023

• Oferecemos, ao longo de 2023, 5 cursos online abertos à comunidade

• Contribuímos com capítulos de livro para coletâneas e publicamos artigos no site da Ética Animal e em periódicos especializados

• Publicamos um e-book, textos e relatórios sobre o sofrimento dos animais selvagens e sobre como podemos ajudá-los

• Alcançamos diversos públicos em todo o mundo por meio de trabalho educacional sobre especismo, sofrimento dos animais selvagens e longoprazismo

•  Expandimos a nossa presença internacionalmente, especialmente na Ásia

• Continuamos com nossos projetos acadêmicos para estudantes e professores universitários

Em 2023, a Ética Animal concentrou esforços no crescimento da nossa rede entre defensores dos animais, altruístas eficazes, estudantes e educadores. Envolvemos escolas, universidades e outras organizações visando promover a conscientização e a ação em torno de questões urgentes como especismo, sofrimento dos animais selvagens e longoprazismo.

Por meio dos nossos canais de mídia social, destacamos temas específicos para chamar a atenção para a questão do sofrimento dos animais selvagens e para a necessidade de intervenção para prevenir esse sofrimento. Nossa divulgação explicou conceitos fundamentais como antiespecismo, senciência animal e longoprazismo. Isso foi feito por meio de textos, vídeos, palestras e cursos para diversos públicos. Como sempre, agradecemos o seu apoio, que nos permitiu ter um ano extremamente frutífero. Não conseguiríamos ter feito isso tudo sem você.

Abaixo estão alguns destaques de nossas atividades.

Janeiro viu a publicação de duas novas palestras no YouTube. Aditya S.K. apresentou sobre ajuda a animais afetados por desastres naturais, usando como estudo de caso as recentes inundações na Índia. Ele examinou métodos para avaliar o bem-estar dos animais selvagens de uma perspectiva antiespecista e focada no bem-estar dos animais.

Oscar Horta deu uma palestra abrangente intitulada Por que a defesa dos animais é muito mais importante do que você pensa, defendendo a importância da defesa dos animais. Ele abordou questões importantes como especismo, exploração animal, sofrimento dos animais selvagens e longoprazismo. Argumentou que a defesa dos animais é uma causa extremamente impactante, especialmente quando os efeitos em longo prazo são considerados.

Olaia Freiría deu diversas palestras no México, inclusive na Biblioteca Vasconcelos na Cidade do México.

Luciano Cunha foi entrevistado em uma live do Curso de Introdução ao Altruísmo Eficaz, promovido pelo Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Ética Animal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/CNPq) onde falou sobre critérios para seleção de causas e a importância da causa animal.

Paula Belo Boschini, voluntária da Ética Animal, teve sua monografia, intitulada Experimentação animal: problemas metodológicos, questões éticas e novas abordagens publicada no site da Universidade Federal de Santa Catarina.

Em fevereiro a Ética Animal e a Aula Animal realizaram uma oficina online para professores de língua espanhola. Foram distribuídos materiais para o programa de educação de jovens Ética animal: entendendo el mundo más allá de nuestra especie e foram discutidas estratégias para ensinar sobre especismo aos alunos do ensino médio. A oficina permitiu que professores compartilhassem experiências e planos para implementar esses recursos focados em incentivar a consideração moral pelos animais.

Durante fevereiro e março, Oscar Horta e Aditya S.K. realizaram mais de 15 eventos em toda a Ásia focados no sofrimento dos animais selvagens. A maioria dos eventos aconteceu em universidades da Índia, e eles também palestraram no Nepal, na Tailândia e em Hong Kong. As palestras desafiaram o especismo e encorajaram a preocupação ética com os animais.

A Ética Animal e a Aula Animal também realizaram o segundo workshop para apresentar os materiais do nosso programa educativo sobre respeito aos animais na Espanha. Participaram 40 professores, estabelecendo uma rede para introduzir tópicos de ética animal nas escolas. Em março lançamos uma nova versão do nosso site em Telugu.

Em março publicamos também um artigo e fizemos uma live no Dia Mundial pelo Fim da Pesca. Foram abordadas as estatísticas referentes à quantidade de animais mortos na pesca, como os animais sofrem nessa forma de exploração, os argumentos que mostram que tal prática é injustificável e o que podemos fazer para combatê-la.

Em abril, aumentamos o engajamento nas redes sociais em relação ao tema do longprazismo, dando prioridade ao futuro distante e a reduzir os riscos potenciais para os seres sencientes. Essas postagens também enfatizaram a importância de focar não apenas no bem-estar dos animais existentes atualmente, mas também em salvaguardar o bem-estar de inúmeros indivíduos futuros.

Várias palestras notáveis ​​e lançamentos de livros ocorreram em maio. Membros da Ética Animal colaboraram com capítulos para o livro Anais do simpósio Ética animal em ação, organizado pela Unisinos. Luciano Cunha colaborou com os capítulos “Especismo e priorização de causas” e “O conflito entre defesa dos animais e ambientalismo no que diz respeito a intervenções que afetam os animais selvagens”. Oscar Horta, por sua vez, contribuiu com o capítulo  “Ética animal na prática: considerando o longo prazo”.

Entre os dias 17/05 e 19/05 foi realizada a segunda edição do Encontro de Ética Animal, promovido por meio de uma parceria entre a Ética Animal e o CRMV-PR (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná). Foram três dias de palestras e debates, que focaram em três temas: o debate sobre o especismo no meio acadêmico (17/05); sofrimento dos animais selvagens: aspectos éticos e científicos (18/05) e ajudando os animais por meio da biologia do bem-estar (19/05).

Oscar também viajou por todo o Reino Unido, falando sobre animais e longoprazismo e apresentando seu livro Making a stand for animals. O público incluiu acadêmicos, advogados e muitos entusiastas da defesa dos animais.

Além disso, Aditya S.K. comandou um workshop sobre como desafiar o especismo em uma conferência na Indonésia.

Em junho, Oscar e Aditya continuaram a divulgar a nossa mensagem por meio de palestras no Reino Unido. Oscar também deu palestras sobre especismo e consideração moral dos animais na Espanha e no Brasil. Aditya se reuniu com a Animal Think Tank para trocar conhecimentos e ideias sobre mensagens impactantes.

Ainda em junho, a Ética Animal ofereceu em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia a segunda edição do curso online sobre o dano da morte para os seres sencientes.

Também publicamos um FAQ sobre as diferenças entre o respeito pelos seres sencientes e ambientalismo.

Em julho, a Revista de Filosofia Aurora publicou um artigo de Luciano Cunha, membro da Ética Animal, intitulado “A situação dos insetos: o quão importante é essa questão?”.

Julho também contou com um encontro online coordenado com outras organizações para discutir estratégias em relação ao bem-estar dos animais selvagens. Oscar deu palestras na Espanha, nas Filipinas e nos EUA.

Em julho concluímos a quarta edição do curso Uma introdução ao debate sobre a consideração moral dos animais não humanos e começamos a segunda edição do curso Teorias éticas e os animais não humanos, ambos realizados em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia.

Julho também viu a publicação de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Guelph, no Canadá. A pesquisa foi financiada pela Ética Animal e examinou as causas dos danos aos animais selvagens no Canadá. O estudo analisou mais de 160 mil registros médicos de animais selvagens internados em centros de reabilitação e em laboratórios de patologia em todo o Canadá entre 2009 e 2019. Os dados revelam os impactos substanciais sobre os animais selvagens decorrentes de traumas, doenças, fome, orfandade e conflitos com humanos.

Em agosto, a revista Peri publicou um artigo de Arthur Genovez, voluntário da Ética Animal, intitulado “Metas ambientalistas versus consideração moral dos animais não humanos”. O artigo foi produzido em um estágio que Arthur fez na Ética Animal.

Oscar Horta fez uma apresentação sobre especismo e defesa dos animais no longo prazo na Colômbia e nas Filipinas. Ele também participou de uma conferência sobre direito animal na Bolívia, explorando conexões entre ética e advocacia.

Além disso, foi publicado um novo artigo, de autoria de Oscar Horta e Dayrón Teran, que responde as objeções à proposta de ajudar aos animais selvagens. O artigo apresenta intervenções concretas para prevenir o sofrimento, desde resposta a desastres até aos programas de vacinação. O artigo enfatiza a importância de haver mais pesquisas interdisciplinares para melhor compreender a situação dos animais selvagens e descobrir maneiras de ajudá-los.

Os autores basearam-se em dados obtidos a partir de uma pesquisa realizada pela Ética Animal, que envolveu estudiosos e estudantes de ciências naturais para avaliar opiniões sobre pesquisas para ajudar animais selvagens. A pesquisa revelou caminhos promissores, como medidas de resgate em eventos climáticos extremos, iniciativas de vacinação de animais e projetos para reduzir o sofrimento dos animais que vivem em meios urbanos. Esses esforços ganharam apoio devido ao seu potencial para catalisar novas pesquisas.

Além disso, publicamos um artigo e um vídeo no Dia Mundial pelo Fim do Especismo, nos quais analisamos como a senciência deveria ser o critério para se respeitar alguém. Também discutimos como isso se relaciona à nossa obrigação de ajudar os animais que vivem na natureza.

Em setembro, Oscar Horta deu uma palestra no Vegan Fest Catalonia, sobre por que e como se envolver na defesa dos animais.

Em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, a Ética Animal também ofereceu uma nova edição do curso online Uma introdução ao debate sobre a consideração moral dos animais não humanos.

Além disso, publicamos em nosso site um artigo sobre ética do discurso. De acordo com a ética do discurso, devemos chegar a princípios morais por meio de discussão e debate abertos, e considerar os interesses de todos os que serão afetados pelas nossas decisões, incluindo os animais não humanos. A Ética Animal não endossa nenhuma teoria ética específica, mas consideramos importante mostrar como todas as principais teorias éticas conduzem à conclusão de que devemos dar uma maior consideração moral a todos os seres sencientes.

Em outubro, membros da Ética Animal colaboraram com capítulos para o livro Caminhos para a libertação animal Oscar Horta escreveu o capítulo “A importância moral da senciência”, e Luciano Cunha escreveu o capítulo “O sofrimento dos animais selvagens e suas implicações éticas”. O livro pode ser baixado gratuitamente aqui.

Oscar Horta deu uma palestra online sobre as implicações das principais teorias éticas para os animais na Conferência Internacional sobre Direito Animal organizada pela Universidade do Chile. Ele também apresentou seu livro Making a stand for animals na Animal Week Conference, organizada pela Federação de Libertação Animal da Colômbia. Além disso, ministrou uma palestra sobre longoprazismo e direito animal no 8º Colóquio de Direito Animal, organizado por acadêmicos do Chile e do México. Participou também de um evento sobre mudanças climáticas, ética ambiental e ética animal na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, com uma palestra focada no sofrimento dos animais selvagens.

Em outubro também concluímos a segunda edição do curso Teorias éticas e os animais não humanos, realizado em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia.

Também iniciamos a segunda edição do nosso curso que explora em profundidade o tema do sofrimento dos animais selvagens.

Ainda em outubro, Aditya S.K. participou recentemente de três eventos de defesa dos animais na Malásia – Asia Farm Animal Day, Workshop de Estratégia para Defesa dos Animais na Ásia em Kuala Lumpur e Asia Animal Coalition Conference em Kuching. Nesses eventos, ele conseguiu entrar em contato com muitos ativistas e discutir o trabalho da Ética Animal.

Aditya também fez uma apresentação na EAGx Filipinas em Manila, onde falou sobre a abordagem longoprazista à defesa dos animais e fez parte de um painel sobre a expansão da defesa eficaz dos animais na Ásia. Por meio desses vários eventos, ele está em contato com os principais ativistas da região para partilhar perspectivas sobre prioridades e estratégias para ajudar os animais.

Também ministramos o primeiro workshop online do nosso programa de formação de professores. O programa ofereceu treinamento de introdução à ética animal para professores de língua espanhola. O objetivo desse programa é permitir que professores discutam o tema da ética animal em suas aulas com estudantes entre 12 e 18 anos.

Em novembro, a Ética Animal publicou o e-book Introdução ao sofrimento dos animais selvagens. O livro aborda como os animais selvagens são tipicamente afetados por processos naturais, quais implicações éticas essa situação coloca, o que já vem sendo feito para ajudá-los e o que mais poderia ser feito. O livro pode ser baixado gratuitamente aqui.

Além disso, ao longo de 2023, fizemos também 24 lives no YouTube para responder perguntas do público sobre qualquer tópico de ética animal.

Em novembro, daremos mais palestras na Europa e na Ásia e nos preparamos para lançar um chatbot personalizado para o nosso site. Isso permitirá que os visitantes discutam tópicos de ética animal na maioria dos principais idiomas do mundo. Também facilitará o nosso processo de integração de voluntários, o que nos permitirá trabalhar com ainda mais pessoas em todo o mundo. Esperamos lançar o chatbot em dezembro.

Como parte do nosso esforço para alcançar um público mais jovem e adequar nosso conteúdo aos diversos estilos de aprendizagem e às diversas preocupações do nosso público, atualizamos nosso visual nas redes sociais e passamos a postar com mais frequência. Estamos também dando mais atenção à exploração sobre insetos e animais aquáticos, ao longoprazismo e aos riscos de sofrimento futuro. Confira nosso Instagram e também nossos boletins informativos, que complementam nossas postagens nas redes sociais, dando miniaulas sobre um tema por mês.

Ao longo do ano, continuamos a expandir o nosso alcance, especialmente na Ásia, alcançando novos países, incluindo a Indonésia, a Malásia, a Tailândia, as Filipinas e o Nepal. Aumentamos ainda mais nossas atividades na Índia. Também marcamos presença em Hong Kong, por meio de palestras, reuniões e sessões de partilha com defensores dos animais, altruístas eficazes, acadêmicos e um proeminente especialista em direito animal.

Nossas atividades de tradução continuam e, neste ano, começamos a traduzir para novos idiomas, incluindo árabe, coreano e chinês tradicional.

Fique de olho em dois novos relatórios que serão publicados nas próximas semanas, um sobre ajudar animais selvagens por meio de contracepção e outro sobre o uso de monitoramento acústico passivo para aprender continuamente sobre como são as vidas dos animais selvagens.

A Ética Animal manteve uma agenda ativa em 2023 e continuamos dedicados à nossa missão de educação e divulgação para reduzir o sofrimento dos animais selvagens. Por meio de esforços multifacetados, continuamos a promover o bem dos animais e prioridades antiespecistas de longo prazo.

Se você quiser contribuir com nosso trabalho e nos dar seu feedback, por favor apoie-nos no Patreon e junte-se ao Discord de nossos membros.