O uso de imagens térmicas para ajudar animais selvagens: uma nova revisão da literatura

O uso de imagens térmicas para ajudar animais selvagens: uma nova revisão da literatura

15 Fev 2024

Acabamos de publicar uma nova revisão da literatura sobre o uso de imagens térmicas para ajudar animais não humanos. O trabalho explora como essa tecnologia está sendo cada vez mais utilizada em diversas aplicações em benefício de animais não humanos.

A imagem térmica é a tecnologia por trás dos mapas de calor. Ela pode revelar informações que não são visíveis aos olhos humanos. Essa tecnologia relativamente simples pode fornecer-nos dados detalhados em uma grande variedade de contextos. Por exemplo, ela pode ser usada com dispositivos portáteis para detectar doenças e inflamações diretamente, e também pode detectar diferenças de temperatura à distância.

Como essa ferramenta pode ajudar animais que vivem na natureza? Câmeras térmicas têm sido usadas para localizar animais presos após desastres naturais, incluindo animais soterrados sob escombros ou escondidos em árvores. Essa tecnologia também pode ser empregada para encontrar animais muito pequenos, escondidos sob o solo ou ocultos pela folhagem. As câmeras térmicas podem ser acopladas às árvores ou colocadas em outros locais permanentes, mas também podem ser acopladas a pequenos drones, o que permite alcançar áreas de difícil acesso aos humanos.

Você pode baixar o relatório completo aqui. Abaixo está um breve resumo:

O potencial da imagem térmica para ajudar os animais selvagens: uma revisão da literatura

A imagem térmica usa luz infravermelha para facilitar a visualização de objetos mais quentes do que o ambiente, de modo que pode ser usada para detectar qualquer animal de sangue quente sem perturbá-lo ou alterar seu comportamento. Ela cria uma representação gráfica da radiação infravermelha que emana de um objeto. A radiação infravermelha tem comprimentos de onda mais longos do que a luz visível, por isso pode captar coisas que não podem ser vistas pelo olho humano.

Além de indicar a localização, as mudanças de temperatura na superfície do corpo de um animal podem indicar doenças, lesões ou estresse fisiológico desencadeado em lutas ou fugas. A perda ou ganho de calor ou assinaturas de calor anormais podem ser detectadas por qualquer câmera infravermelha, mas as câmeras térmicas são mais sensíveis e captam dados mais detalhados.

E quanto aos animais em movimento? Câmeras térmicas podem ser usadas em combinação com sensores de movimento. Os sensores de movimento são acionados pelo movimento e, juntas, as duas tecnologias podem ser usadas para criar um mapa de calor do movimento de um animal ao longo do tempo. Isto permite-nos observar o comportamento e o movimento dos animais dentro dos habitats, bem como revelar comportamentos que indicam doença. É possível até mesmo identificar cada animal individualmente.

Esta nova revisão da literatura explora essas utilizações, entre muitas outras, e explica detalhadamente como essa tecnologia é utilizada em uma variedade de contextos e para um número surpreendente de finalidades. A revisão também destaca novas maneiras pelas quais as imagens térmicas podem ser usadas no futuro, bem como identifica suas limitações e descreve como ela fornece maiores insights se for combinada com outras tecnologias.

Essas informações podem ser valiosas para cientistas, decisores políticos e para qualquer pessoa que queira aprender mais sobre novas e variadas formas de ajudar os animais na natureza. Sinta-se à vontade para baixar e compartilhar este relatório.