Destinos de vida: categorias representativas para avaliar o sofrimento animal na natureza

Destinos de vida: categorias representativas para avaliar o sofrimento animal na natureza

8 Jan 2024

Está agora disponível em língua portuguesa o artigo “Destinos de vida: categorias representativas para avaliar o sofrimento animal na natureza”, escrito por Wladimir J. Alonso e Cynthia Schuck-Paim. O artigo foi vencedor do Animal Ethics Essay Prize (Prêmio Ética Animal de Ensaios) de 2017, e a versão em português foi gentilmente nos enviada pelos autores.

O artigo propõe o conceito de destinos de vida como ferramenta para avaliar o sofrimento dos animais. Uma das vantagens dessa abordagem é que permite identificar como o sofrimento está distribuído entre os vários indivíduos em diferentes espécies e populações (portanto, também possibilita investigar quais indivíduos provavelmente estão sofrendo mais ou estão mais vulneráveis ao sofrimento).

Um destino de vida é uma unidade que agrega indivíduos da mesma espécie com base nas semelhanças de eventos críticos de suas vidas. É focado na categorização das principais diferenças dentro da diversidade de experiências às quais os indivíduos sencientes estão expostos durante sua existência. Tal estrutura facilita a identificação daqueles grupos de animais mais vulneráveis ao sofrimento intenso e dos eventos e fatores mais propensos a contribuírem para esse resultados. Trata-se, portanto, de um conceito importante para orientar os programas para ajudar os animais na natureza.

O artigo completo em PDF pode ser baixado aqui.