Novos textos sobre éticas focadas no sofrimento e sobre prioritarismo adicionados à nossa seção sobre ética e animais

Novos textos sobre éticas focadas no sofrimento e sobre prioritarismo adicionados à nossa seção sobre ética e animais

10 Jun 2021

Para defender bem o respeito pelos animais é útil que os defensores dos animais estejam familiarizados com os argumentos e com as visões existentes na ética a respeito desse assunto. Esse é especialmente o caso se considerarmos que, para ter um impacto positivo em longo prazo para os seres sencientes, precisaremos desafiar as atitudes predominantes de desconsideração para com os seres não humanos. No momento, estamos expandindo e atualizando em nosso site a seção sobre teorias éticas e animais não humanos. Como parte desse esforço, acabamos de publicar duas novas páginas nessa seção.

Felizmente, existem muitos trabalhos contra o especismo e a favor da relevância moral da senciência. Esses trabalhos foram desenvolvidos a partir de muitas abordagens na ética. No entanto, encontrar informações compreensivas e claras sobre esse tema nem sempre é fácil, dada a variedade de fontes disponíveis. As informações às vezes são apresentadas de uma forma muito técnica. Além disso, a maior parte dos trabalho existentes não segue as implicações dessas teorias à medida que elas implicam ajudar todos os animais sencientes. A seção do site da Ética Animal sobre ética e animais tem como objetivo tornar essas informações acessíveis.

Os novos textos que estamos publicando abordam duas visões importantes da ética:

________________________________________________________________________________________________

Éticas focadas no sofrimento

As éticas focadas no sofrimento são uma família de teorias éticas segundo as quais a redução do sofrimento deve ter prioridade sobre outras questões. Praticamente todas as posições éticas consideram moralmente importante reduzir experiências negativas, como o sofrimento. Todas as posições focadas no sofrimento consideram a redução do sofrimento como tendo uma importância especial. Contudo, ainda diferem entre si quanto ao peso relativo que atribuem à redução das experiências negativas em comparação ao aumento das experiências positivas. De acordo com algumas dessas visões, reduzir o sofrimento é a única coisa em que devemos nos focar. De acordo com outras, existem outras coisas negativas ou positivas que devemos considerar, mas reduzir o sofrimento é o mais importante.

________________________________________________________________________________________________

Prioritarismo

O prioritarismo é uma teoria ética segundo a qual devemos melhorar a situação de todos, mas em especial daqueles que estão em pior situação. De acordo com algumas versões do prioritarismo, devemos tanto reduzir o sofrimento quanto aumentar a felicidade dos indivíduos. No entanto, segundo essas visões, fazer isso para aqueles em situações piores é mais importante do que para aqueles que estão em situações melhores. De acordo com outras versões do prioritarismo, aumentar a felicidade não é importante. Segundo essas visões, devemos nos concentrar apenas em reduzir o sofrimento, e reduzir o sofrimento daqueles que estão em uma situação pior é mais importante do que reduzir o sofrimento daqueles que estão em uma situação melhor.

________________________________________________________________________________________________

Esses dois tipos de visão têm recebido atenção substancial nos últimos anos, embora já existam há muito mais tempo. Os trabalhos sobre a consideração moral dos animais não humanos a partir dessas duas perspectivas também aumentou recentemente. Como resultado, estamos adicionando esses novos textos com o objetivo de abordar essas visões em nossa seção sobre ética. Esperamos que esses textos sejam úteis para você!

Contando com esses novos textos, a seção sobre teorias éticas e animais em nosso site agora contém 10 artigos. Para continuar a aprimorar essas informações, em breve publicaremos versões revisadas de nossos outros textos dessa seção.