Participações da Ética Animal em lives e podcasts em 2021

Participações da Ética Animal em lives e podcasts em 2021

22 Abr 2021

Nos meses de março e abril, Luciano Cunha, membro da Ética Animal, participou de várias lives e podcasts para discutir diferentes questões relacionadas à consideração moral dos animais não humanos. A seguir, há uma breve descrição do que foi discutido em cada uma dessas participações, bem como os links para acesso aos vídeos e áudios:

No dia 23 de março aconteceu uma conversa com o Grupo de Leitura em Ética Animal da Universidade Federal de Uberlândia. O grupo havia lido previamente esse artigo, que discute como o princípio da igual consideração poderia ser incorporado em vários tipos de teorias éticas consequencialistas e deontológicas. Assim, o tema da conversa foi o princípio da igual consideração e suas implicações práticas em cada uma dessas teorias, sobretudo em relação às nossas decisões que afetam os animais não humanos.

No dia 28 de março, foi ao ar o episódio #14 do podcast “Abstratamente”, comandado por Daniel Braga Lourenço, professor de direito e autor de várias obras que defendem direitos legais para os animais não humanos. Nesse episódio, Luciano Cunha e Fábio C. S. de Oliveira discutiram as questões éticas decorrentes da situação dos animais na natureza. A situação dos animais na natureza já é altamente negativa em decorrência dos próprios processos naturais, independentemente de ação humana. Desnutrição, fome e sede, doenças, lesões físicas, condições meteorológicas hostis, desastres naturais, conflitos interespecíficos, conflitos intraespecíficos, conflito sexual e estresse psicológico são algumas das formas pelas quais os animais são prejudicados pelos processos naturais. Assim, nesse episódio foi discutido se devemos tentar pesquisar como ajudar esses animais que são vítimas dos processos naturais e, se sim, o que poderia ser feito a respeito. Esse foi o primeiro de dois episódios discutindo esse tema. O episódio #15 estará online no mês de maio.

No dia 31 de março aconteceu uma live no canal do filósofo Alysson Augusto. O tema da conversa foi o conceito de especismo. Alysson Augusto e Luciano Cunha abordaram a definição de especismo, as razões para o rejeitarmos, quais implicações práticas se seguiriam disso e também responderam perguntas do público. Foi abordada também a equivalência do especismo à outras formas de discriminação, como o racismo e o sexismo, e como todas elas são formas de discriminação por violarem o princípio da igual consideração, ainda que afetem grupos distintos. Foi discutida também a noção de metadiscriminação, que acontece, por exemplo, que alguém concorda que o especismo é uma forma de discriminação, mas defende que é  menos pior do que outras formas de discriminação como o racismo e o sexismo, por exemplo.

No dia 13 de abril foi ministrada uma palestra para o Grupo de Estudos de Comportamento e Bem-Estar Animal da USP. A palestra apresentou uma introdução às questões básicas em ética animal, bem como às questões referentes à situação dos animais na natureza. Foi abordada também a biologia do bem-estar, que é a proposta de criação de um campo de pesquisa interdisciplinar, que incorporaria conhecimentos da ecologia, zoologia e ciência do bem-estar animal, dentre outras ciências. A biologia do bem-estar estudaria a maneira como os animais não humanos são tipicamente afetados em seus ambientes naturais do ponto de vista do que é melhor ou pior para os animais enquanto indivíduos (e não enquanto exemplares de espécies, por exemplo). Os dados da biologia do bem-estar poderiam orientar como prevenir/minimizar com segurança os danos que os animais padecem na natureza. O público participou com perguntas relacionadas à senciência de invertebrados, sobre critérios para se reconhecer senciência e sobre a relação entre ética e ciência, dentre outras questões.

No dia 15 de abril aconteceu uma live no canal de Gilberto Santos. Nessa live foram discutidas várias objeções ao critério da senciência, enquanto critério de consideração moral. Dentre os tópicos discutidos, está a de se é possível o critério da senciência reconhecer a existência de danos que não causariam nenhuma experiência negativa nem impediriam alguma experiência positiva e aconteceriam quando alguém está temporariamente inconsciente.

No dia 20 de abril aconteceu o primeiro encontro síncrono da quarta edição do curso Uma introdução ao debate sobre a consideração moral dos animais não humanos, curso realizado por meio de uma parceria entre a Ética Animal e a Universidade Federal de Santa Catarina. Nesse encontro, realizado por meio de uma live no Youtube, foram respondidas questões das pessoas inscritas no curso. Algumas questões discutidas foram: a consideração moral de invertebrados, as diferenças entre várias teorais éticas (como o maximin, o utilitarismo clássico, o utilitarismo de média, o igualitarismo e o prioritarismo), a analogia entre especismo e racismo, a estratégia de utilizar razões indiretas (antropocêntricas ou ambientalistas) para se considerar os animais não humanos, dentre outras.

Nos próximos meses, a Ética Animal realizará outros eventos online. Inscreva-se em nosso canal do Youtube para não perder nenhum!