Animais usados para alimentação

Animais usados para alimentação

O tipo de exploração de animais que prejudica diretamente mais indivíduos é o seu uso para alimentação. Muitas pessoas nunca pararam para pensar sobre isso e apenas tomam como certo que está bem usar animais para alimentação e que certamente os animais não são realmente tão prejudicados por isso.

A realidade, contudo, é que os animais são muito prejudicados não apenas por serem privados de suas vidas, mas também por outros danos causados pela produção de alimentos de origem animal.

 

Pesca

Embora animais aquáticos muitas vezes sejam desprezados, mais animais são mortos pela pesca que por qualquer outro uso por humanos. Esses animais, bilhões todos os anos, sofrem terrivelmente de diferentes maneiras quando são pescados e mortos.

 

Criação de animais aquáticos

Após a pesca, a aquicultura representa o segundo maior número de vítimas da exploração por humanos. Na aquicultura, os animais enfrentam condições terríveis antes de serem mortos de forma dolorosa. Sua situação não é nem um pouco melhor que a dos animais em fazendas industriais terrestres.

 

Frangos e galinhas

As vidas dos frangos e das galinhas são curtas e cheias de sofrimento. A grande maioria é criada por sua carne ou ovos e vive amontoada em pequenos espaços. Eles apenas veem a luz do sol quando são levados para um matadouro. Durante suas vidas, vivem sob luz artificial, que resulta numa exploração mais lucrativa economicamente, mas altera seus ciclos biológicos. Essa exploração gera enorme estresse, que leva a comportamentos como arrancar as penas uns dos outros e canibalismo. Com o objetivo de minimizar o dano feito por tais comportamento, é normal que os bicos dos frangos sejam parcialmente amputados, uma operação dolorosa geralmente executada com uma lâmina, ou usando outros métodos como corte por radiação infravermelho.

 

Vacas, bezerros e bois

Muitas pessoas pensam que, embora matar animais para comer sua carne os prejudique, usá-los para a produção de leite não os prejudica. Contudo, isso não está correto. Vacas são forçadas a dar à luz para produzirem leite, e seus bezerros são tirados delas e enviados a abatedouros. As vacas também são mortas ainda jovens quando sua produção diminui. Bezerros muitas vezes são mortos quando são apenas filhotes para serem comidos como carne tenra, ou criados por alguns meses para a produção de “vitela” ou carne bovina.

 

Criação de porcos

Na maioria das fazendas, os porcos vivem em condições imundas com muito pouco espaço. Porcas usadas para reprodução são trancadas em celas onde não conseguem se mover, e seus filhotes são mutilados de diferentes maneiras e mortos com apenas alguns meses de idade.

 

Ovelhas e cabras

Ovelhas e cabras também são criadas e mortas. São usadas para vários fins, incluindo sua lã e também a produção de leite e carne. Também são mortas ainda jovens, algumas quando são apenas filhotes.

 

Doenças que afetam animais na aquicultura

Até mesmo entre aqueles preocupados com a defesa dos animais, não é incomum desconhecer a condição dos animais na aquicultura, apesar dos danos significativos que os animais podem sofrer nesses locais. Uma causa importante dos danos que podem ocorrer são as diversas doenças que podem afetá-los, algumas das quais são agonizantes e letais. Além disso, as doenças muitas vezes são transmitidas para outras animais que vivem na natureza, prejudicando-os também. Os antibióticos que os animais recebem também podem ser prejudiciais a eles devido a efeitos colaterais, e também podem afetar negativamente outros animais na natureza.

 

Doenças que afetam animais em fazendas

A situação dos animais não humanos que vivem em fazendas terrestres os torna muito suscetíveis a uma série de doenças. Além disso, as condições em que eles vivem ajudam na propagação desses doenças ao ponto de se tornarem enormes epidemias. Visto que a densidade mínima de hospedeiros para as doenças se desenvolverem é largamente excedida, tais condições superlotadas facilitam a proliferação dessas doenças nas populações desses animais.

 

Marcação de animais

Uma característica da exploração de animais que simboliza seu status de escravos é a sua marcação. Mas o dano que a marcação causa aos animais é mais que simbólico, já que lhes causa dor e às vezes leva a infecções.

 

O caminho para o abatedouro

Os danos que os animais sofrem quando são enviados para serem mortos começa antes de chegarem nos abatedouros, durante seu transporte. São confinados em espaços extremamente desconfortáveis onde sofrem devido a condições meteorológicas, cansaço, sede e fome, entre outros motivos.

 

Abatedouros

Abatedouros são como câmaras de tortura para animais. Nelas, os animais podem ser apunhalados ou cortados com facas, fervidos ou enfolados enquanto estão plenamente conscientes. Eles enfrentam medo e uma terrível ansiedade. Tudo isso além do fato óbvio de serem privados de suas vidas.

 

Exploração de abelhas

Um número enorme de abelhas sofre de diversas formas devido à sua exploração por humanos para produzir mel e outros produtos. Todas as evidências disponíveis indicam que elas, assim como todos os invertebrados que têm sistema nervoso centralizado, têm sim a capacidade de experimentar sofrimento e prazer.