Já está disponível o e-book Introdução ao sofrimento dos animais selvagens

Já está disponível o e-book Introdução ao sofrimento dos animais selvagens

9 Nov 2023

Estamos muito felizes em anunciar que acabamos de lançar o e-book Introdução ao sofrimento dos animais selvagens, que já está disponível para ser baixado gratuitamente. O objetivo deste trabalho é familiarizar os leitores com as seguintes ideias básicas: do que consiste o sofrimento dos animais selvagens; por que essa é uma questão importante; o que está sendo feito atualmente para ajudar esses animais e o que mais pode ser feito a respeito.

O livro é um texto complementar ao nosso curso em vídeo online sobre o sofrimento dos animais selvagens. A obra está dividida em unidades menores, sendo que cada capítulo corresponde a um dos vídeos. O livro pode ser lido independentemente de se assistir os vídeos, pois o conteúdo é o mesmo, com pequenas modificações. A principal diferença é que, em relação a cada vídeo, o texto contém também referências. Com este guia, agora todo o material do curso em vídeo pode ser lido de uma única vez.

O livro tem como objetivo apresentar um texto acessível. Por essa razão, não foi escrito em estilo técnico ou acadêmico. Tentamos apresentá-lo em uma linguagem de fácil entendimento e em uma estrutura fácil de acompanhar. O texto completo tem mais de 200 páginas e inclui uma extensa bibliografia que, esperamos, permitirá a quem tiver interesse ​​no assunto fazer uma investigação mais aprofundada.

O tema do sofrimento dos animais selvagens é uma nova área de trabalho sobre a qual ainda há necessidade de novas informações e de materiais de pesquisa. Por essa razão convidamos vocês a assistirem aos vídeos e a lerem o e-book. Acreditamos que será de interesse para qualquer pessoa preocupada com a situação dos animais. Convidamos também vocês a conhecerem o curso de extensão sobre o sofrimento dos animais selvagens, que oferecemos em 2022 e 2023 em parceria com o Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Ética Animal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/CNPq) e pretendemos continuar oferecendo nos próximos anos.

Em particular, esperamos que o livro seja útil para as pessoas envolvidas na defesa dos animais, pois pode fornecer-lhes ideias sobre como incorporar a defesa dos animais que vivem na natureza no trabalho que já realizam. O livro também pode beneficiar as pessoas que já estão familiarizadas com a questão do sofrimento dos animais selvagens e desejam aprender mais sobre como podem se envolver no trabalho nesse campo. Além disso, será interessante para estudantes e pesquisadores que trabalham nas ciências da vida, pois examina em detalhes como o trabalho nessas áreas tem o potencial para ajudar os animais selvagens. O guia está disponível como um livro em formato PDF.

Você pode baixá-lo aqui:

Introdução ao sofrimento dos animais selvagens

A seguir está um resumo do que você encontrará em cada seção do livro.

O livro está dividido em três partes, que correspondem aos módulos do curso em vídeo.

A primeira seção descreve a situação dos animais que vivem na natureza, as maneiras pelas quais eles estão sendo ajudados e como podem ser ajudados ainda mais. Essa primeira seção descreve os muitos danos dos quais os animais selvagens são vítimas — como doenças, parasitismo, fome e desastres naturais — mostrando como a situação deles está longe de ser idílica. Em seguida, mostra como existem muitas maneiras eficientes de se ajudar os animais que vivem na natureza.

A segunda seção aborda a ética em relação às nossas decisões que afetam os animais. Apresenta o que as diferentes teorias da ética têm a dizer sobre o nosso tratamento dos animais, especialmente em relação às nossas obrigações de ajudar os animais que vivem na natureza. A seção também discute o que é a senciência, quais animais são sencientes e por que a senciência é o critério correto para a consideração moral.

A terceira e última seção descreve como o trabalho acadêmico pode ajudar os animais. Aborda a biologia do bem-estar, uma área emergente de pesquisa que investigaria o bem-estar dos animais e as formas eficazes de ajudá-los. A seção também apresenta o trabalho que poderia ser feito nesse campo e as formas de promovê-lo. A seção termina respondendo às objeções à proposta de ajudar os animais e explicando a importância do futuro.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e ative as notificações para receber um aviso quando novos vídeos forem lançados.

Queremos expressar nossa gratidão à Animal Charity Evaluators, que financiou este trabalho por meio de seu Fundo de Defesa Animal Eficaz.