Um novo artigo ilustrando o grau de centralização e capacidade de consciência em invertebrados

Um novo artigo ilustrando o grau de centralização e capacidade de consciência em invertebrados

3 Set 2021

Publicamos um novo artigo que descreve a fisiologia do sistema nervoso de invertebrados. O artigo se concentra no nível de centralização e nas estruturas do sistema nervoso de animais representativos de diferentes filos e classes, incluindo cnidários, equinodermos, nemátodos, anelídeos, platelmintos, bivalves, gastrópodes, insetos, crustáceos e cefalópodes.

O artigo inclui ilustrações simplificadas do sistema nervoso de alguns dos animais pertencentes a esses grupos. Isso nos dá uma ideia de seu grau de centralização e capacidade de consciência.

Você pode ler o artigo aqui:

Uma fisiologia ilustrada do sistema nervoso de invertebrados

Atualmente, é impossível saber com certeza quais animais são sencientes e quais não são, uma vez que não sabemos quais estruturas físicas podem hospedar a consciência. No entanto, a centralização parece ser uma parte fundamental disso, porque estruturas centralizadas podem processar informações nervosas de maneiras que podem fazer aparecer a consciência. Esta é uma questão importante, uma vez que a maioria dos animais são invertebrados. Isso inclui aqueles que vivem na natureza e aqueles usados ​​por humanos de forma prejudicial. Embora as descobertas de estudos sobre senciência em invertebrados sejam provisórias, o que temos nos ajuda a considerar a questão com base nas melhores evidências disponíveis.

O artigo foi escrito por Jamie Gittins, como parte de seu trabalho voluntário com a Ética Animal. Esperamos que ele forneça uma melhor compreensão da questão da senciência animal.