Atendendo as necessidades básicas dos animais

Atendendo as necessidades básicas dos animais

Em outros textos, examinamos várias maneiras de ajudar os animais que envolvem a necessidade de resgatá-los de alguma forma e, em alguns casos, também fornecer alguns cuidados especiais, como atendimento médico e vacinação. Aqui veremos duas outras formas de ajudar os animais que podem ser feitas sem resgatá-los, relacionadas com suprir suas necessidades básicas. Uma delas é providenciar abrigos que eles possam usar para evitar os piores efeitos das condições meteorológicas. Outra é fornecer comida e água para animais famintos e com sede. Essas ações devem ser executadas com muito cuidado para que não sejam contraproducentes.

Na seção do nosso site que trata da situação dos animais na natureza, vimos que entre as circunstâncias prejudiciais que eles precisam enfrentar estão condições meteorológicas prejudiciais, desnutrição, fome e sede. Existem ações que podem impedir que os animais sofram e morram devido a essas causas.

Construindo abrigos para os animais

O acesso a um alto grau de controle sobre nosso clima, vivendo em prédios, é algo que muitas pessoas dão como certo. Pode ser difícil para nós imaginar o quão difícil pode ser a falta de acesso a essas coisas. Infelizmente, é muito comum que os animais não tenham acesso a estruturas rudimentares para ajudá-los a manter a temperatura em uma amplitude segura. Devemos lembrar que as condições naturais não são necessariamente boas para os animais. De fato, essas condições geralmente são severas e podem causar grande sofrimento aos animais.

Uma maneira em que podemos ajudar os animais selvagens é construindo abrigos ou outras estruturas para que eles usem. Essas estruturas permitem aos animais evitar condições meteorológicas perigosas e evitar predadores. Muitos tipos diferentes de animais constroem ninhos por essas razões1. No entanto, em alguns casos, isso pode levar uma quantidade significativa de tempo e geralmente não são tão boas quanto as estruturas que poderíamos construir para eles. Podemos ajudar os animais, fornecendo-lhes abrigos ou ninhos pré-construídos adequados. Outros animais que normalmente não os constroem ainda podem conseguir reconhecê-los e se beneficiar deles. Se percebermos que as estruturas estão sendo usadas pelos animais, isso nos dá uma boa indicação de que são úteis para esses animais.

As estruturas podem permitir que os animais evitem os predadores porque podem servir como esconderijos que outros animais predadores podem não perceber. Elas também podem ajudar os animais se suas entradas forem muito pequenas para que os animais predadores consigam entrar. Da mesma forma, para os animais que escalam ou voam, as estruturas que estão no alto podem ser inacessíveis para as espécies que os atacam. Além de protegê-los do vento, chuva e outros fenômenos meteorológicos, as estruturas podem regular a temperatura dos animais que vivem dentro delas de outras maneiras. Dentro de uma estrutura, o calor que os animais perdem a partir de seus corpos é parcialmente devolvido, porque contribui para aquecer a estrutura, em vez de se perder como de outra maneira aconteceria2. Por essas razões, o acesso a esse tipo de abrigo pode facilmente ser a diferença entre a vida e a morte para um animal.

A forma mais comum pela qual as pessoas ajudam os animais dessa maneira é construindo e mantendo “caixas de pássaros”. Tratam-se de caixas com uma abertura pela qual apenas os pássaros conseguem entrar e sair. Essas estruturas permitem que os pássaros criem seus filhotes em um ambiente protegido das intempéries e dos predadores3. Comprar e instalar uma caixa de pássaros é algo que qualquer um pode fazer para ajudar os animais que vivem na natureza. Essa é uma prática comum e essa intervenção é bem estudada.

Você pode encontrar muitas informações sobre as melhores práticas para selecionar e manter uma caixa de pássaros. Colocar a caixa longe de qualquer lugar que os predadores possam acessá-la é importante. Uma entrada que não seja muito grande também é importante, pois isso pode permitir que os predadores possam entrar. Ter alguns pequenos orifícios para ventilação e drenagem também é importante. Fornecer material de cama adequado dentro da caixa será útil para os pássaros que farão dela sua casa. É importante que as caixas de pássaros sejam limpas depois que uma família de pássaros terminar de usá-la. Caso contrário, doenças e parasitas podem se espalhar para a nova família de pássaros4.

Estruturas também podem ser construídas para muitos outros animais. Por exemplo, os morcegos precisam de um local quente para se empoleirar onde possam dormir e hibernar com segurança. Verificou-se que os morcegos se empoleiram em edifícios humanos quando têm boas oportunidades para fazê-lo. Foi constatado que os morcegos que moram nesses prédios estão se saindo muito melhor, em algumas situações diferentes, do que os morcegos que se empoleiram em ambientes naturais5. Poderíamos construir mais estruturas especificamente para os morcegos usarem ou permitir que eles usassem certos locais em edifícios existentes. Caixas especiais para os morcegos se empoleirarem também podem ser construídas e instaladas em locais apropriados. Assim como os morcegos, os ouriços precisam de um lugar muito seguro e quente para hibernar durante o inverno. Caixas específicas podem ser construídas para que eles façam isso. Esta é uma opção para quem vive em sua área geográfica6.

Outros animais que vivem em áreas urbanas também tentam fazer suas casas dentro de edifícios quando têm boas oportunidades para fazê-lo. Os pombos, por exemplo, costumam aninhar-se dentro de edifícios abandonados7. A sociedade poderia ajudar os pombos, permitindo-lhes fazê-lo em espaços adequados e removendo impedimentos, como espigões de metal, que as pessoas colocaram para impedir que se instalem ou empoleirem em determinadas áreas. Esquilos, melros e camundongos estão entre outros animais que vivem em áreas urbanas e que também podem ser ajudados 8.

O uso de viveiros artificiais por coelhos foi estudado. Quando os viveiros são bem colocados e projetados, são frequentemente usados por coelhos e parecem ser úteis para eles9. Isso sugere que os viveiros poderiam ser construídos com o objetivo de melhorar a situação desses animais.

Descobriu-se que uma espécie de mariposa, Acrobasis betulella, usa rolos de folhas criados por cientistas. Também foram encontradas outras espécies de artrópodes na área que usam essas estruturas10. Novamente, essas estruturas podem ajudar fornecendo segurança contra predadores e contra o clima. Mais dessas estruturas poderiam ser fornecidas para ajudar esses artrópodes.

Ajudando animais famintos

Uma das principais razões pelas quais os animais morrem na natureza é a falta de comida e de água. Além disso, durante a escassez de alimentos, aqueles que não morrem de inanição sofrem de desnutrição, fome e sede11. Em muitos casos, é perfeitamente viável ajudar esses animais. No entanto, devemos ter cuidado. Alimentar alguns animais agora pode, em muitos casos, levar a uma maior reprodução desses animais e a mais animais morrendo de fome mais tarde. Isso pode ser evitado se a alimentação dos animais for combinada com a tomada de medidas para que os animais que salvamos da morte não se reproduzam12. Isso pode ser feito administrando contraceptivos aos animais cujas vidas foram salvas, para que ninguém tenha que passar fome para que sua população não cresça. No entanto, quando essa medida não é tomada, alimentar os animais pode ser uma má ideia, pois pode causar mais danos do que impedir.

No entanto, existem casos em que isso não acontece. Se houver alguma outra razão, diferente da comida, para que uma determinada população não cresça (ou seja, se a população tiver um fator limitante diferente da disponibilidade de alimentos), salvar alguns animais da fome pode não ter o efeito negativo de aumentar sofrimento futuro. Mais importante, existem animais como os grandes herbívoros, que se reproduzem tendo um pequeno número de filhotes e que tendem a ter vidas relativamente boas. Se esses animais não estiverem presentes, outros animais (principalmente animais muito pequenos) comerão os alimentos que eles teriam consumido. Esses animais menores podem ter altas taxas de mortalidade no início de suas vidas. Devido a isso, a quantidade total de sofrimento existente no ecossistema é menor quando os grandes herbívoros estão lá. Portanto, fornecer comida para eles é uma boa ideia quando há circunstâncias que limitam a disponibilidade de alimentos, como, por exemplo, quando ocorrem fortes neves ou secas prolongadas.

Um ponto final relacionado a isso é que alimentar animais que de outra forma morreriam de inanição é um exemplo que muitas pessoas podem entender, e que pode ajudar a combater a ideia de que não é possível ajudar animais em estado selvagem, porque salvar animais de passar fome é viável em muitas situações.

De fato, os humanos costumam fazer isso, mesmo que não estejam preocupados com o bem-estar dos animais. Por exemplo, em alguns casos, alimentadores são instalados por que desejam atrair certos animais para mantê-los vivos para caçar mais tarde. Em outros casos, os humanos costumam intervir para alimentar os animais na natureza, mesmo que não se importem com os próprios animais, mas têm propósitos ambientalistas, como a conservação de uma determinada espécie que é particularmente atraente para os humanos13. Para alcançar esses propósitos, os animais na natureza são alimentados regularmente em muitos lugares.

Em alguns casos, os humanos lidam com o problema dos animais que passam fome na natureza de maneiras terríveis, geralmente matando-os. Em um caso no Zimbábue, elefantes e impalas foram massacrados por esse motivo. Em um caso no Quênia, as zebras foram reunidas para serem levadas aos leões para que eles as comessem (isso foi feito por razões econômicas, para que houvesse mais leões para os turistas verem). No entanto, existem muitos outros casos em que as pessoas agem eticamente, alimentando animais famintos. Um exemplo pode ser encontrado aqui:

Esforços para ajudar os animais selvagens também têm sido conduzidos tradicionalmente em alguns lugares, para animais como os grandes herbívoros. Em diferentes comunidades do norte da Índia, existe uma tradição de cuidar de animais na natureza, o que inclui fornecer alimentos a eles.

Muitos de nós estão realmente em posição de salvar os animais de sofrerem fome e de morrerem de inanição. Aqui estão algumas instruções muito básicas que explicam maneiras de fazer isso:

Dicas de inverno para ajudar animais selvagens

Devemos ter em mente as precauções mencionadas acima, o que significa que devemos avaliar cuidadosamente quando agir para ajudar os animais, a fim de evitar futuros danos a eles devido ao crescimento de suas populações.

Fornecendo água para os animais

A falta de acesso à água potável é outra fonte de sofrimento e um sério risco à saúde e às vidas dos animais. Os animais selvagens também podem ser ajudados quando precisam de água, e geralmente é fácil ajudar. Algumas campanhas forneceram água para animais abandonados, e isso também foi feito na natureza, por meio da criação de lagos ou da construção de canaviais para a limpeza da água.

Ao fazer isso, devemos ter cuidado, no entanto, para não aumentar o sofrimento de outros animais. Quando os lagos são criados, alguns animais podem se afogar, ou é possível que aumente a reprodução de certos animais que parasitam outros que se reproduzem em lagos, ou que aumente a reprodução de animais em geral, especialmente daqueles com grande número de filhotes, como mosquitos e outros insetos. Isso pode fazer com que muitos deles venham a existir apenas para morrer dolorosamente logo em seguida devido à falta de recursos.


Leituras adicionais

Bartoskewitz, M. L.; Hewitt, D. G.; Pitts, J. S. & Bryant, F. C. (2003) “Supplemental feed use by free-ranging white-tailed deer in southern Texas”, Wildlife Society Bulletin, 31, pp. 1218-1228.

Blecha, K. A. (2018) “Hunger mediates apex predator’s risk avoidance response in wildland–urban interface”, Journal of Animal Ecology, 87, pp. 609-622.

Boutin, S. (1990) “Food supplementation experiments with terrestrial vertebrates: Patterns, problems, and the future”, Canadian Journal of Zoology, 68, pp. 203-220.

Boutin, S. (2018) “Hunger makes apex predators do risky things”, Journal of Animal Ecology, 87, pp. 203-220 [acessado em 29 de setembro de 2019].

Brennan, O. (2018) “Feeding wildlife as a means of promoting animal welfare”, Wild-Animal Suffering Research, September 9 [acessado em 22 de setembro de 2019].

Brittingham, M. C. & Temple, S. A. (1988) “Impacts of supplemental feeding on survival rates of black-capped chickadees”, Ecology, 69, pp. 581-589.

Cannon, A. R.; Chamberlain, D. E.; Toms, M. P.; Hatchwell, B. J. & Gaston, K. J. (2005) “Trends in the use of private gardens by wild birds in Great Britain 1995–2002”, Journal of Applied Ecology, 42, pp. 659-671.

Catterall, C. P. (2004) “Birds, garden plants and suburban bushlots: Where good intentions meet unexpected outcomes”, in Burger, S. K. & Lunney, D. (eds.) Urban wildlife: More than meets the eye, Sidney: Royal Zoological Society of New South Wales, pp. 21-31.

Chamberlain, D. E.; Vickery, J. A.; Glue, D. E.; Robinson, R. A.; Conway, G. J.; Woodburn, R. J. & Cannon, A. R. (2005) “Annual and seasonal trends in the use of garden feeders by birds in winter”, Ibis, 147, pp. 563-575.

Chapman, R. & Jones, D. N. (2009) “Just feeding the ducks: Quantifying a common wildlife–human interaction”, Sunbird, 39, pp. 19-28.

Chapman, R. & Jones, D. N. (2011) “Foraging by native and domestic ducks in urban lakes: Behavioural implications of all that bread”, Corella, 35, pp. 101-106.

Dubois, S. & Fraser, D. (2013) “A framework to evaluate wildlife feeding in research, wildlife management, tourism and recreation”, Animals, 3, pp. 978-994 [acessado em 12 de junho de 2014].

Fleischer, A. L.; Bowman, R. & Woolfenden, G. E. (2003) “Variation in foraging behaviour, diet and time of breeding in Florida Scrub-Jays in suburban and wildland

Gammon, K (2019) “The weird ways animals use roads, buildings and power lines to their advantage”, Inside Science, February 19 [acessado em 09 de novembro de 2019].

Ishigame, G.; Baxter, G. S. & Lisle, A. T. (2006) “Effects of artificial foods on the blood chemistry of the Australian Magpie”, Austral Ecology, 31, pp. 199-207.

McKiernan, F.; Houchins, J. A. & Mattes, R. D. (2008) “Relationships between human thirst, hunger, drinking, and feeding”, Physiology & Behavior, 94, pp. 700-708 [acessado em 29 de setembro de 2019].

Miller, R.; Kaneene, J. B.; Fitzgerald, S. D.; Schmitt, S. M. (2003) “Evaluation of the influence of supplemental feeding of white-tailed deer (Odocoileus virginianus) on the prevalence of bovine tuberculosis in the Michigan wild deer population”, Journal of Wildlife Diseases, 39, pp. 84-95 [acessado em 17 de agosto de 2020].

O’Leary, R. & Jones, D. N. (2006) “The use of supplementary foods by Australian magpies (Gymnorhina tibicen): Implications for wildlife feeding in suburban environments”, Austral Ecology, 31, pp. 208-216.

Ottoni, I.; de Oliveira, F. F. & Yound, R. J. (2009) “Estimating the diet of urban birds: the problems of anthropogenic food and food digestibility”, Applied Animal Behaviour Science, 117, pp. 42-46.

Partridge, S. T.; Nolte, D. L.; Ziegltrum, G. J. & Robbins, C. T. (2001) “Impacts of supplemental feeding on the nutritional ecology of black bears”, Journal of Wildlife Management, 65, pp. 191-199.

Plummer, K. E.; Bearhop, S.; Leech, D. I.; Chamberlain, D. E. & Blount, J. D. (2013a) “Fat provisioning in winter impairs egg production during the following spring: A landscape-scale study of blue tits”, Journal of Animal Ecology, 82, pp. 673-682.

Robbins, C. T. (1983) Wildlife feeding and nutrition, Orlando: Academic Press.

Saggese, K.; Korner-Nievergelt, F.; Slagsvold, T. & Amrhein, V. (2011) “Wild bird feeding delays start of dawn singing in the great tit”, Animal Behaviour, 81, pp. 361-365.

Smith, B. L. (2001) “Winter feeding of elk in western North America”, Journal of Wildlife Management, 65, pp. 173-190.

Smith, J. A.; Harrison, T. J.; Martin, G. R. & Reynolds, S. J. (2013) “Feathering the nest: Food supplementation influences nest construction by Blue (Cyanistes caeruleus) and Great Tits (Parus major)”, Avian Biology Research, 6, pp. 18-25.

Southwick, C. H.; Siddioi, M. F.; Farooqui, M. & Pal, B. C. (1976) “Effects of artificial feeding on aggressive of rhesus monkeys in India”, Animal Behaviour, 24, pp. 11-15.

Sullivan, T. P.; Sullivan, D. S. & Krebs, C. J. (1983) “Demographic responses of a chipmunk (Eutamias townsendii) population with supplemental food”, Journal of Animal Ecology, 52, pp. 743-755 [acessado em 14 de junho de 2014].

Turner, J. W., Jr.; Liu, I. K. M.; Flanagan, D. R.; Rutberg, A. T. & Kirkpatrick, J. F. (2001) “Immunocontraception in feral horses: One inoculation provides one year of infertility”, Journal of Wildlife Management, 65, pp. 235-241.

Venkatachalam, M. & Sathe, S. K. (2006) “Chemical composition of selected edible nut seeds”, Journal of Agricultural and Food Chemistry, 54, pp. 4705-4714.

Ward, J. M. & Kennedy, P. L. (1996) “Effects of supplemental food on size and survival of juvenile Northern Goshawks”, The Auk, 113, pp. 200-208.

Wrangham, R. W. (1974) “Artificial feeding of chimpanzees and baboons in their natural habitat”, Animal Behaviour, 22, pp. 83-93.


Notas

1 Hansell, M. & Hansell, M. H. (2005) Animal architecture, New York: Oxford University Press on Demand.

2 Ibid.

3 Møller, A. P. (1989) “Parasites, predators and nest boxes: Facts and artefacts in nest box studies of birds?”, Oikos, 56, pp. 421-423.

4 Arrington, D. (2011) “What birds want in a birdhouse”, The Seattle Times, April 4 [acessado em 10 de novembro de 2019].

5 Lausen, C. L. & Barclay, R. M. (2006) “Benefits of living in a building: big brown bats (Eptesicus fuscus) in rocks versus buildings”, Journal of Mammalogy, 87, pp. 362-370 [acessado em 14 de setembro de 2019].

6 Lincolnshire Wildlife Trust (2019) “Create a home for wildlife”, lincstrust.org.uk [acessado em 05 de novembro de 2019].

7 Goodwin, D. (1960) “Comparative ecology of pigeons in inner London”, British Birds, 53, pp. 201-212 [acessado em 14 de abril de 2019].

8 McCleery, R. A.; Lopez, R. R.; Silvy, N. J. & Kahlick, S. N. (2007) “Habitat use of fox squirrels in an urban environment”, Journal of Wildlife Management, 71, pp. 1149-1157; Gliwicz, J.; Goszczynski, J. & Luniak, M. (1994) “Characteristic features of animal populations under synurbization — the case of the Blackbird and of the Striped Field Mouse”, Memorabilia Zoologica, 49, pp. 237-244 [acessado em 01 de julho de 2019].

9 Fernández-Olalla, M.; Martínez-Jauregui, M.; Guil, F. & San Miguel-Ayanz, A. (2010) “Provision of artificial warrens as a means to enhance native wild rabbit populations: What type of warren and where should they be sited?”, European Journal of Wildlife Research, 56, pp. 829-837 [acessado em 13 de abril de 2019]

10 Hansell, M. & Hansell, M. H. (2005) Animal architecture, New York: Oxford University Press, pp. 216-217

11 McNamara, J. M. & Houston, A. I. (1987) “Starvation and predation as factors limiting population size”, Ecology, 68, pp. 1515-1519. Holmes, J. C. (1995) “Population regulation: A dynamic complex of interactions”, Wildlife Research, 22, pp. 11-19. Zimmerman, D. (2009) “Starvation and malnutrition in wildlife”, Indiana Wildlife Disease News, 4 (1), pp. 1-7 [acessado em 19 de outubro de 2013]. McCue, M. D. (2010) “Starvation physiology: Reviewing the different strategies animals use to survive a common challenge”, Comparative Biochemistry and Physiology Part A: Molecular & Integrative Physiology, 156, pp. 1-18.

12 Kallander, H. (1981) “The effects of provision of food in winter on a population of the great tit Parus major and the blue tit P. caeruleus”, Ornis Scandinavica, 12, pp. 244-248 [acessado em 29 de maio de 2013]. Lott, D. F. (1996) “Feeding wild animals: The urge, the interaction and the consequences”, Anthrozoös, 4, pp. 232-236. Cooper, S. M. & Ginnett, T. F. (2000) “Potential effects of supplemental feeding of deer on nest predation”, Wildlife Society Bulletin, 28, pp. 660-666. Schoech, S. J.; Bowman, R. & Reynolds, S. J. (2004) “Food supplementation and possible mechanisms underlying early breeding in the Florida Scrub-Jay (Aphelocoma coerulescens)”, Hormones and Behavior, 46, pp. 565-573. Robb, G. N.; McDonald, R. A.; Chamberlain, D. E.; Reynolds, S. J.; Harrison, T. J. & Bearhop, S. (2008) “Winter feeding of birds increases productivity in the subsequent breeding season”, Biology Letters, 4, pp. 220-223. Orros, M. E. & Fellowes, M. D. E. (2012) “Supplementary feeding of wild birds indirectly affects the local abundance of arthropod prey”, Basic and Applied Ecology, 13, pp. 286-293. Plummer, K. E.; Bearhop, S.; Leech, D. I.; Chamberlain, D. E. & Blount, J. D. (2013b) “Winter food provisioning reduces future breeding performance in a wild bird”, Scientific Reports, 3 [acessado em 15 de fevereiro de 2014]. Jones, D. (2011) “An appetite for connection: Why we need to understand the effect and value of feeding wild birds”, Emu: Austral Ornithology, 111, pp.1-7 [acessado em 14 de junho de 2014].

13 Brittingham, M. C. & Temple, S. A. (1992) “Does winter feeding promote dependency?”, Journal of Field Ornithology, 63, pp. 190-194. Marion, J.; Dvorak, R. & Manning, R. E. (2008) “Wildlife feeding in parks: Methods for monitoring the effectiveness of educational interventions and wildlife food attraction behaviors”, Human Dimensions of Wildlife, 13, pp. 429-442.