Assim como aconteceu no ano passado, na última semana do mês de agosto foram realizados vários eventos na internet em diversos países para celebrar o Dia Mundial pelo Fim do Especismo.
O Dia Mundial pelo Fim do Especismo é um evento bastante pluralista, no qual participam pessoas e organizações com pontos de vista e abordagens muito distintas entre si. O que une este evento tão diverso é a ideia de que o especismo é uma forma inaceitável de discriminação, que deve ser abolida.
O especismo é a discriminação contra quem não pertence a uma determinada espécie, e consiste em dar aos indivíduos de espécies diferentes um grau de consideração moral diferenciado por razões injustas. Até hoje, como consequência do especismo, uma quantidade gigantesca de animais não humanos sofre sérios danos decorrentes de práticas humanas. Da mesma forma, os animais não humanos que se encontram em outras situações também são seriamente prejudicados por esta forma de discriminação. Isso acontece, por exemplo, no caso dos animais no mundo selvagem, que sofrem significativamente por diversas causas (tanto antropogênicas quanto naturais), diante da indiferença dos humanos. Além disso, muitos animais não humanos são tratados comparativamente pior do que outros animais não humanos, o que também é uma forma de especismo.
A Ética Animal participou novamente do evento, com palestras abertas ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia, em nossos canais no Youtube em português, espanhol e inglês. No Brasil, a palestra foi sobre as razões para se rejeitar o especismo e as implicações práticas dessa rejeição. O vídeo da palestra pode ser acessado aqui. Dessa maneira, continuamos a série de eventos na internet que temos realizado nos últimos meses.
Abaixo está a programação das palestras, incluindo o horário que aconteceram nos diversos países.
24 de agosto
13:00 Horário Padrão do Acre (GMT-5)
14:00 Horário Padrão do Amazonas (GMT-4)
15:00 Hora Padrão de Brasília (GMT-3)
17:00 Cabo Verde (GMT-1)
19:00 Angola, Guiné Equatorial, Portugal (GMT+1)
18:00 Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe (GMT 0)
20:00 Moçambique (GMT+2)
27 de agosto
0:00 Hora da Europa Central
15:00 Argentina, Uruguai
14:00 Chile, Paraguai, Bolívia, Caribe, Venezuela,
13:00 México Central, Colômbia, Equador, Peru
12:00 América Central
11:00 Noroeste do México e Califórnia
Em inglês acontecerão duas palestras:
26 de agosto
20:30 Nova Zelândia
18:30 Leste da Austrália
16:30 Austrália Ocidental
14:00 Índia
10:30, Hora da Europa Central
9:30 Reino Unido e Irlanda
26 de agosto
21:30 Índia
18:00 Hora da Europa Central
17:00 Reino Unido e Irlanda
12h00 Leste dos Estados Unidos e Canadá
11:00 Centro dos Estados Unidos e Canadá
10:00 Montanhas Rochosas dos Estados Unidos e Canadá
9:00 Costa do Pacífico dos Estados Unidos e Canadá
Para saber mais sobre o tema, você também pode visitar a seção do nosso site sobre o especismo, e outros textos sobre ética e animais:
Além disso, você pode também assistir essa playlist com 15 vídeos curtos, que abordam os seguintes tópicos: (1) o que é especismo? (2) quais os problemas com os argumentos utilizados para tentar justificar o especismo? (3) quais as razões para se rejeitar o especismo?