Palestras no Dia Mundial pelo Fim do Especismo 2021

17 Ago 2021

Assim como aconteceu no ano passado, na última semana do mês de agosto acontecerão várioss eventos na internet em diversos países para celebrar o Dia Mundial pelo Fim do Especismo.

O Dia Mundial pelo Fim do Especismo é um evento bastante pluralista, no qual participam pessoas e organizações com pontos de vista e abordagens muito distintas entre si. O que une este evento tão diverso é a ideia de que o especismo é uma forma inaceitável de discriminação, que deve ser abolida.

O especismo é a discriminação contra quem não pertence a uma determinada espécie, e consiste em dar aos indivíduos de espécies diferentes um grau de consideração moral diferenciado por razões injustas. Até hoje, como consequência do especismo, uma quantidade gigantesca de animais não humanos sofre sérios danos decorrentes de práticas humanas. Da mesma forma, os animais não humanos que se encontram em outras situações também são seriamente prejudicados por esta forma de discriminação. Isso acontece, por exemplo, no caso dos animais no mundo selvagem, que sofrem significativamente por diversas causas (tanto antropogênicas quanto naturais), diante da indiferença dos humanos. Além disso, muitos animais não humanos são tratados comparativamente pior do que outros animais não humanos, o que também é uma forma de especismo.

A Ética Animal participará novamente do evento, com palestras abertas a quem quiser assistir, sem necessidade de inscrição prévia, em nossos canais no Youtube em português, espanhol e inglês. No Brasil, a palestra será sobre as razões para se rejeitar o especismo e as implicações práticas dessa rejeição. Dessa maneira, continuamos a série de eventos na internet que temos realizado nos últimos meses. No Brasil a palestra acontecerá no dia 24 de agosto por meio de uma live no Youtube.

Abaixo está a programação das palestras, incluindo o horário que acontecerão nos diversos países.


Palestra em português: “Desafiando o especismo”

24 de agosto

13:00 Horário Padrão do Acre (GMT-5)

14:00 Horário Padrão do Amazonas (GMT-4)

15:00 Hora Padrão de Brasília (GMT-3)

17:00 Cabo Verde (GMT-1)

19:00 Angola, Guiné Equatorial, Portugal (GMT+1)

18:00 Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe (GMT 0)

20:00 Moçambique (GMT+2)


Palestra em espanhol: “Cuestionando el especismo”

27 de agosto

0:00 Hora da Europa Central

15:00 Argentina, Uruguai

14:00 Chile, Paraguai, Bolívia, Caribe, Venezuela,

13:00 México Central, Colômbia, Equador, Peru

12:00 América Central

11:00 Noroeste do México e Califórnia


Em inglês acontecerão duas palestras:

Primeira palestra em inglês: “Challenging speciesism”

26 de agosto

20:30 Nova Zelândia

18:30 Leste da Austrália

16:30 Austrália Ocidental

14:00 Índia

10:30, Hora da Europa Central

9:30 Reino Unido e Irlanda

Segunda palestra em inglês: “Challenging speciesism”

26 de agosto

21:30 Índia

18:00 Hora da Europa Central

17:00 Reino Unido e Irlanda

12h00 Leste dos Estados Unidos e Canadá

11:00 Centro dos Estados Unidos e Canadá

10:00 Montanhas Rochosas dos Estados Unidos e Canadá

9:00 Costa do Pacífico dos Estados Unidos e Canadá


Para saber mais sobre o tema, você também pode visitar a seção do nosso site sobre o especismo, e outros textos sobre ética e animais:

Além disso, você pode também assistir essa playlist com 15 vídeos curtos, que abordam os seguintes tópicos: (1) o que é especismo? (2) quais os problemas com os argumentos utilizados para tentar justificar o especismo? (3) quais as razões para se rejeitar o especismo?