Eventos on-line da Ética Animal em 2020

Eventos on-line da Ética Animal em 2020

31 Jul 2020

Durante este ano estamos realizando vários eventos on-line para substituir os eventos presenciais que tivemos que cancelar. Tínhamos muitos planos para 2020 em termos de eventos para divulgar informações em diferentes partes do mundo, especialmente nas universidades. Conseguimos realizar alguns eventos no início deste ano apenas na Índia e na Espanha. No entanto, devido à situação gerada pela pandemia de COVID-19, tivemos que cancelar a maioria de nossas atividades presenciais. Decidimos fazê-las on-line sempre que possível. Também realizamos alguns outros eventos.

De acordo com isso, organizamos uma série de entrevistas ao vivo com pessoas que fizeram importantes contribuições para a defesa dos animais, incluindo tanto acadêmicos quanto ativistas que trabalham em outros campos, como Steve Sapontzis, Jo-Anne McArthur, Siobahn O’Sullivan e Mark Bernstein.

Também realizamos seminários on-line especificamente voltados para pessoas de diferentes lugares. Alguns desses seminários foram realizados por ativistas da Ética Animal na Índia, que ministraram seminários falando sobre o antiespecismo e o sofrimento dos animais selvagens. Esses eventos foram planejados para complementar a série de palestras universitárias que estávamos oferecendo na Índia antes da pandemia.

Além disso, apresentamos seminários on-line semelhantes em português como substitutos dos que realizaríamos de forma presencial em universidades no Brasil. Fizemos uma introdução ao debate sobre a consideração moral dos animais e sobre o trabalho da Ética Animal. Também realizamos outros dois seminários on-line, explicando detalhadamente a questão do sofrimento dos animais selvagens e nossas obrigações em relação aos animais que vivem na natureza. Além disso, apresentaremos um curso de dois meses, a partir de julho, para a Universidade Federal de Santa Catarina, no qual serão abordados temas como os argumentos a favor da consideração moral dos seres sencientes; o dano da morte e a magnitude do dano da morte; e o sofrimento dos animais selvagens.

Por outro lado, ocorreram outros eventos nos quais participaram diferentes pessoas que fazem parte da equipe da Ética Animal, como o 1º Congresso Internacional de Direito Animal, entre outros.

A situação atual também levou algumas das pessoas que se voluntariam regularmente com a Ética Animal a nos ajudarem a traduzir nossos textos para diferentes idiomas. Como resultado, em breve anunciaremos a publicação do nosso site em novos idiomas, além dos oito em que ele já está disponível.

Apesar de termos continuado a trabalhar on-line com eventos como os que comentamos acima, a situação atual tem sido bastante prejudicial à Ética Animal. Todos os anos, realizamos inúmeras palestras e eventos em diferentes partes do mundo. Este ano, apenas entre março e junho, já haviam sido agendadas muitas apresentações e seminários de porta-vozes da Ética Animal em diferentes países: Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Finlândia, Letônia, Brasil, Argentina, Uruguai e Índia. Vamos tentar compensar isso com mais eventos nos próximos meses. Mas, nesta situação difícil, também devemos pedir a todas as pessoas que nos apoiam que continuem nos ajudando. Somente assim poderemos continuar nosso trabalho pelos animais.