Publicamos um novo artigo sobre os impactos dos fogos de artifício e rojões em animais domésticos e selvagens. Confira aqui:
Os fogos de artifício podem prejudicar os animais de diversas maneiras, afetando muito mais do que apenas os animais de estimação. Barulhos, luzes, faíscas, chamas e fumaça podem causar tanto danos físicos quanto psicológicos. Cachorros, principalmente filhotes, podem desenvolver estresse pós-traumático devido ao medo e à ansiedade intensos provocados pelos barulhos prolongados e imprevisíveis. Por terem uma audição mais aguçada que a nossa, os efeitos são ainda mais nocivos para eles do que para os humanos. Reações graves de estresse também foram observadas em gatos, pássaros e outros animais urbanos. Além disso, podem sofrer com perda de audição, cegueira, problemas respiratórios ou intoxicação ao ingerirem resíduos.
De longe, o maior número de animais afetados pela explosão de fogos de artifício e rojões são os invertebrados e pequenos vertebrados. Apesar de menos estudados, sabe-se que eles também apresentam reações de estresse e outros danos físicos. Devido ao seu tamanho reduzido, as explosões e seus efeitos podem ser muito mais intensos para esses animais.
Alternativas de shows de luzes que causam menos pânico nos animais estão sendo exploradas, mas qualquer espetáculo externo com luz ou som sempre vai assustar ou desorientar alguns animais.
Para mais informações, consulte o artigo completo sobre como os fogos de artifício prejudicam os animais.