Veganismo

Veganismo

Veganismo é uma posição moral que se opõe a explorar ou a prejudicar de alguma outra maneira os animais não humanos. Isso inclui o que fazemos diretamente, como por exemplo caçar ou pescar. Também inclui aquilo que apoiamos enquanto consumidores, o que afeta um número muito maior de animais. Os animais não humanos são rotineiramente mortos e colocados em situações de sofrimento nas fazendas e abatedouros.

Isso acontece porque há uma demanda por produtos de origem animal, especialmente alimentos. O veganismo significa não consumir esses produtos, para que os animais não sejam prejudicados para produzi-los.

No coração do veganismo está o respeito por todos os seres sencientes. Veganos enxergam todos os animais sencientes como seres que devemos respeitar, não como objetos para utilizarmos.

Fazendo a conexão

O veganismo está se tornando cada vez mais comum à medida que mais pessoas aprendem que podem ajudar a prevenir o sofrimento e mortes substituindo alimentos e outros produtos de origem animal por opções que não envolvem a exploração de animais não humanos. Além disso, à medida que o veganismo vêm se expandindo, está conduzindo a uma redução do especismo, isto é, a discriminação contra os animais baseada na espécie a qual pertencem.

Em nossas vidas ocupadas, pode ser fácil perder a conexão entre como vivemos e como os outros são afetados. Mas, se pensarmos sobre, consideraríamos realmente aceitável se estivéssemos no lugar dos animais não humanos? Se soubéssemos que poderíamos nascer como porcos ou galinhas, provavelmente nenhum de nós aceitaria um mundo onde os animais são confinados e mortos para a produção de comida.

Também deveríamos considerar como nossas sociedades tratam alguns animais não humanos diferentemente de outros. É justo proteger alguns animais, como cães e gatos, e desconsiderar outros que sofrem tanto quanto cães e gatos sofreriam na mesma situação? A maioria de nós não aceitaria o abuso de cães. Então, será que é justo aceitar o que acontece a outros animais nas fazendas e em abatedouros?

As alternativas estão amplamente disponíveis

Mais e mais pessoas estão escolhendo substituir alimentos de origem animal por alternativas saudáveis e saborosas. Com todas as opções disponíveis para nós, substituir os produtos de origem animal com itens a base de vegetais está mais fácil do que jamais foi antes.

Em mercearias e supermercados, podemos escolher a partir de uma ampla variedade de alimentos de origem vegetal a preços acessíveis, incluindo grão de bico, feijão, lentilha, massas, arroz, cereais, legumes e verduras, frutas, sementes e oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas. Tofu, soja e hambúrgueres e nuggets vegetais estão se tornando cada vez mais acessíveis. Também são comuns os leites veganos feitos a partir de uma variedade de grãos e sementes, tais como de soja, arroz, aveia e cânhamo. Iogurtes, queijos e sorvetes veganos também estão se tornando mais populares.

Não tem certeza do que comprar quando for comer com seus amigos e sua família? Pratos com arroz, massas, saladas, cogumelos e batata estão disponíveis em quase todos os restaurantes e podem ser facilmente modificados se já não forem veganos.

Além disso, restaurantes chineses, tailandeses, do oriente médio, indianos, etíopes e italianos, entre outros, oferecem pratos deliciosos naturalmente livres de produtos de origem animal.

Fora dos supermercados e restaurantes há outros passos, ainda mais simples, que podemos dar para evitar contribuir com a exploração animal. Quando comprarmos roupas, por exemplo, podemos escolher alternativas à pele, couro, lã e penas. Há muitos outros materiais à nossa disposição, incluindo algodão, cânhamo, poliéster e tecidos de microfibra feitas de vários materiais. O leque de atividades de lazer que podemos desfrutar e não envolvem a exploração de animais é enorme. Ao invés de caçar, pescar, ou ir a espetáculos com animais, por exemplo, podemos caminhar, ir ao cinema e a circos que não usam animais.

Todas as pessoas podem ser veganas

A Academia de Nutrição e Dietética (a maior associação de nutricionistas e peritos em dietética de todo o mundo) reconhece que uma dieta vegana é saudável em todos os estágios da vida. Isso também é mostrado pelo fato de que milhões de pessoas já escolheram viver suas vidas sem nenhum produto de origem animal. Todos nós podemos – você também pode.

Ao fazê-lo, você se tornará parte da solução para alcançar um mundo mais justo para todos os animais.

Todos nós podemos viver de uma maneira ética decidindo viver de maneira vegana. Junte-se às milhões de pessoas que apoiam e defendem os animais.

Leia mais aqui:

Perguntas frequentes sobre veganismo

Por que ser vegano?

Respostas às questões e objeções ao veganismo

Informações sobre se tornar vegano

Veganismo e antiespecismo

Especismo

 Dicas veganas

Enfrentando desafios na transição ao veganismo

Personalize sua dieta vegana

Comunidades veganas de apoio

 Nutrição vegana

Vitaminas

Minerais

Proteínas

Lipídios

Nutrição: casos especiais

 Comida vegana para animais