Animais mantidos para companhia ou lazer

Animais mantidos para companhia ou lazer

Muitos animais são criados e comprados porque as pessoas gostam de passar parte do seu tempo livre com eles. Eles são vendidos como “animais de estimação”.

Claro que isto é muito diferente de adotar animais abandonados, onde a razão para o resgate é o bem-estar dos próprios animais. As pessoas que vivem com animais adotados são pessoas que os resgataram de uma morte pavorosa ou de uma vida terrível. Essas pessoas geralmente cuidam dos animais e compartilham suas vidas com eles pelo bem dos próprios animais. Isso é diferente de adquirir o animal por um interesse do dono em ter esse animal, que é o que acontece quando os animais são criados e vendidos como “companheiros”.

Muitas pessoas não veem isso como uma forma de usar animais, já que têm uma relação de proximidade com eles. No entanto, nem sempre esse é o caso: existem muitos animais abandonados no mundo todo e outros que vivem em condições terríveis.

Além disso, o uso de animais não humanos para entretenimento ou de animais de estimação muitas vezes significa que as fêmeas dessas espécies são usadas como máquinas de reprodução, e que são separadas dos seus filhos, que são vendidos como mercadorias. Por outro lado, ao adotarmos animais não estamos apoiando isso financeiramente, mas lutando contra as terríveis consequências que este sistema de exploração tem para os animais.

Cães, gatos e outros animais mantidos para companhia ou “de estimação”

A adoção de animais pode ser ótima para eles. Porém devemos notar que isso é totalmente diferente de comprá-los ou deixá-los se reproduzirem, o que significa morte e sofrimento para outros.

Peixes e aves mantidas por lazer

Esses pequenos animais sofrem e são mortos em grandes números para que possam ser mantidos em nossas casas. Muitos deles morrem quando são capturados e aqueles que sobrevivem precisam suportar condições impróprias e estresse em aquários e gaiolas.