Animais usados por humanos

Animais usados por humanos

Bilhões de animais são mortos todos os anos visando nosso próprio benefício. Além disso, eles também são obrigados a sofrer de maneiras terríveis. São capturados, ou são criados em condições desconfortáveis e estressantes, sendo forçados a viver vidas cheias de medo, dor e tédio. Às vezes também sofrem de doenças crônicas ou ferimentos. Os fins pelos quais isso é feito variam. A criação e morte de animais para a produção de certos tipos de alimentos é o mais comum, embora animais também sejam mortos para produzir vestuário, para entretenimento, ou para serem usados como força de trabalho ou ferramentas, incluindo seu uso como ferramentas de laboratório.

Nos links abaixo você pode encontrar mais informações sobre as diferentes maneiras em que animais não humanos são usados em cada área diferente, e também sobre como esses usos têm sido questionados.

Animais usados para alimentação

De longe, o fim pelo qual a maioria dos animais é criada para ser morta é a produção dos alimentos de origem animal que comemos. Na maioria dos casos esses animais sofrem terrivelmente nas fazendas e no fim são privados de suas vidas, tanto os animais terrestres quanto os aquáticos.

Animais usados para vestuário

Milhões de animais são mortos por seu couro, penas, pele, lã e outros produtos. Há uma abundância de opções de vestuário que não requerem o uso de animais.

Animais usados para entretenimento

Outra razão pela qual animais são prejudicados é o entretenimento. Muitos animais são caçados ou pescados por esse motivo. Além disso, animais são confinados para entretenimento em locais como circos, ou mortos em espetáculos como touradas. Há muitas outras formas de se divertir sem prejudicar outros.

Animais usados como trabalhadores e ferramentas

Muitos animais não humanos são usados como trabalhadores por todo o mundo. Suas funções são similares às de escravos humanos. Além disso, eles muitas vezes são usados como meras ferramentas, como quando são usados como armas ou para outros fins militares.

Experimentação em animais

Por não receberem o mesmo tipo de consideração moral que humanos mesmo quando seus interesses vitais estão em jogo, os animais não humanos são usados como ferramentas de laboratório para muitos fins, de maneiras que a maioria das pessoas nunca pensaria em usar humanos.

Animais mantidos para companhia ou lazer

Muitos animais são criados e comprados porque as pessoas gostam de passar parte do seu tempo livre com eles. Eles são vendidos como “animais de estimação”.

Veganismo

Milhões de pessoas por todo o mundo têm decidido viver sem explorar animais. Essa posição é chamada veganismo e implica não usar produtos que vêm da exploração de animais e não prejudicar os animais diretamente.