Couro

Couro

Dos animais que sofrem e são mortos por seres humanos para serem usados como vestuário, a maioria é morta para a produção de couro. Isso inclui vacas, touros, porcos, cordeiros, carneiros e ovelhas. Eles são enviados ao matadouro para a obtenção de carne e couro, atendendo a demanda dos consumidores. A cada ano são produzidos mais de 300 milhões de peles curtidas de vaca e mais de 500 milhões de peles curtidas de ovelha e cordeiro. Em muitas situações, estes animais sofrem de forma significativa durante toda a vida, confinados em pequenos espaços nas unidades industriais. Mesmo quando não estão nessa situação, eles são, de qualquer forma, prejudicados significativamente. Eles são muitas vezes separados de suas mães. São marcados com ferros quentes, muitas vezes em seus rostos ou pernas, de forma a não danificar a pele a ser extraída. E, finalmente, são enviados para matadouros, onde sofrem e são privados de suas vidas.

O couro é usado para todos os tipos de roupas e acessórios: sapatos, cintos, carteiras, casacos, bolsas e malas. É também comumente usado em sofás e carros. No entanto, é relativamente fácil evitar o uso do couro na vida cotidiana. Há muitas lojas que oferecem roupas e acessórios feitos com outros materiais, como os sintéticas ou os de origem vegetal. Há também lojas online que se especializam na produção de sapatos e outros acessórios de alta qualidade sem couro animal (Insecta, Misako, Nae e Vegano Shoes, por exemplo).

A produção de couro é frequentemente criticada porque é um produto poluente. No entanto, para questionar o uso de couro por razões morais, é desnecessário e provavelmente contraprodutivo citar essas questões. Se os seres humanos estivessem sendo mortos para a produção de peles, é pouco provável que as pessoas fizessem afirmações sobre a poluição; em vez disso, haveria maiores preocupações morais em primeiro plano em suas mentes. Dado que vivemos em uma sociedade em que esse argumento não seria usado se as vítimas fossem seres humanos, temos razões para acreditar que, para criarmos uma sociedade sem especismo, não deveríamos usar tais argumentos para contestar o uso do couro ou de outros produtos de origem animal.

Temos razões para usar outros produtos no lugar do couro. Estas razões têm a ver com os argumentos contra o especismo, bem como com as implicações da produção de couro e com o que a produção de couro acarreta para os animais envolvidos. Abaixo estão alguns links que explicam a forma como vacas, ovelhas e porcos são explorados. Como explicado acima, o propósito dessa exploração é a produção de carne e de couro.

Exploração de vacas e bois

Exploração de ovelhas e cabras

Exploração de porcos