Animais ajudados em incêndios e desastres naturais

Animais ajudados em incêndios e desastres naturais

Este texto é sobre ajudar animais afetados por incêndios e outros desastres naturais. Mostrará exemplos de como é possível ajudar tanto os animais em cativeiro quanto os que vivem na natureza. Para obter mais informações sobre como os animais na natureza são afetados por desastres naturais, consulte nossa página sobre animais em desastres naturais.

 

Os animais que vivem na natureza são vulneráveis ​​a desastres naturais, assim como são os humanos e os animais domesticados. Eles podem ser queimados por incêndios; varridos ou afogados por inundações; atingidos por furacões; ou enterrados por deslizamentos de terra, avalanches e terremotos. Muitos animais morrem nesses desastres naturais. Em muitos casos, seria possível salvá-los, se simplesmente os humanos escolhessem fazê-lo. No entanto, a situação dos animais na natureza afetados por desastres naturais é geralmente ignorada. Felizmente, esse nem sempre é o caso. Os exemplos abaixo descrevem casos em que os humanos ajudaram animais, tanto domesticados quanto aqueles que vivem na natureza, quando estavam em risco de desastres naturais. Esses casos demonstram que os seres humanos estão tanto dispostos quanto capazes de ajudar animais ameaçados por desastres naturais. Além disso, há alguns sinais de que o público em geral está começando a ficar mais preocupado com o sofrimento dos animais na natureza atingidos por desastres naturais.

Animais em incêndios

Incêndios ocorrem regularmente na natureza. Alguns são iniciados por humanos, acidentalmente ou deliberadamente. Outros têm causas naturais. Os incêndios podem começar naturalmente devido a raios, vulcões e terremotos. Obviamente, como um incêndio começa não vem ao caso – se nos preocupamos com os animais não humanos, nossa principal preocupação é ajudar a evitar o sofrimento e as mortes dos animais apanhados no fogo. Às vezes é possível ajudar esses animais e, de fato, há muitos casos em que isso já foi feito. Muitas pessoas pensam que os animais devem ser resgatados se forem atingidos por incêndios. Veja aqui e aqui exemplos de bombeiros que usam ressuscitação boca a boca para salvar a vida de cães resgatados de incêndios domésticos.

O vídeo abaixo mostra bombeiros na Rússia trabalhando para reviver uma gata presa em um incêndio em um apartamento. Ela havia inalado muita fumaça e não estava respirando. Os bombeiros lhe deram oxigênio e compressões torácicas. A gata sobreviveu.

Também houve casos em que animais selvagens foram ajudados ou resgatados de incêndios ou dos efeitos do incêndio. Este cervo-bebê foi encontrado sozinho no meio de um incêndio florestal em Florida Keys. Uma bombeiro o viu correndo desesperadamente pelo mato. Em pânico, o cervo correu para uma área totalmente engolida pelo fogo. A bombeiro seguiu o cervo e o resgatou das chamas. Ela o encontrou escondido sob um arbusto em chamas, onde ele quase certamente teria morrido sem a ajuda dela. Ela procurou no meio do arbusto ardente, chamuscando os cílios e pegou a jovem cerva aterrorizada em seus braços. As equipes de resgate deram oxigênio e água ao filhote e o envolveram em um lençol até que o fogo fosse controlado. Ela não foi ferido e voltou para sua casa.

Coalas são muito vulneráveis ​​a incêndios florestais. Eles são lentos, portanto, não podem fugir efetivamente dos incêndios. Eles também têm um sistema imunológico deficiente, o que significa que, se sofrerem queimaduras, provavelmente morrerão de infecção. Além disso, seu habitat natural é em eucaliptos, que são altamente inflamáveis. Centenas de coalas morrem em incêndios florestais na Austrália todos os anos1. Esses coalas foram resgatados de um incêndio no sul da Austrália. Gravemente feridos, eles foram levados de avião para Adelaide, onde suas queimaduras foram tratadas. O vídeo abaixo mostra os coalas tendo seus ferimentos tratados e um homem dando água a um coala ferido após um incêndio.

 

Os incêndios na Bolívia em 2019 mataram muitos animais, incluindo tatus, antas, onças e papagaios2. Os voluntários tentam resgatar e prestar assistência aos animais feridos pelos incêndios. Este vídeo mostra os voluntários trabalhando, e a devastação causada pelos incêndios. Os animais resgatados incluem um porco selvagem de dois dias de vida cuja mãe foi morta no incêndio; um falcão que sofre de inalação de fumaça; um tatu cego pelo fogo, assim como uma tartaruga e uma jiboia.

Não são apenas os bombeiros que resgataram animais selvagens do fogo. O vídeo abaixo mostra um motorista que passava estacionando para resgatar um coelho selvagem que havia corrido para o meio dos arbustos em chamas na beira da estrada.

Também é possível ajudar os animais selvagens de maneiras mais simples. Por exemplo, durante os incêndios florestais de 2019 no sul da Austrália, a Wildcare Australia Inc. (uma organização que resgata e reabilita animais selvagens) incentivou as pessoas que vivem nas áreas afetadas a deixar bacias de água para que os animais selvagens tenham acesso3. Trata-se de um pequeno esforço para os humanos, mas para um animal ferido e desorientado, pode ser a diferença entre vida e morte. Para obter mais informações sobre o que você pode fazer para ajudar animais em situações de desastre, consulte esse arquivo com perguntas frequentes sobre desastres.

Animais em inundações

Como o texto sobre condições meteorológicas e os animais explica, os animais são frequentemente gravemente afetados por fenômenos meteorológicos. Um grande número de animais enfrenta a morte por exposição, afogamento ou devido a fome ou sede resultantes de condições climáticas adversas. O texto sobre animais em desastres naturais descreve isso em detalhes. Inundações podem ser causadas por chuvas excessivas, rios transbordando suas margens, derretimento de neve e gelo, barragens quebradas, furacões e tsunamis. Assim como os humanos, os animais não humanos são vulneráveis ​​a inundações. Felizmente, no entanto, houve muitos casos em que os animais foram salvos das inundações.

O Parque Nacional Kaziranga, na Índia, está localizado na região de Assam, que é propensa a inundações severas regulares. A região é cercada por colinas; portanto, quando há fortes chuvas, ela desce as colinas, inundando as planícies, incluindo o parque nacional. As inundações em 2019 mataram cerca de 200 animais, incluindo cervos, rinocerontes, búfalos, javalis, porcos-espinhos e um elefante. Equipes de resgate em barcos e em veículos fora-de-estrada (off-road) conseguiram resgatar 64 animais das enchentes, incluindo cervos, rinocerontes, répteis e aves4. O vídeo abaixo mostra equipes de resgate salvando um bebê rinoceronte de afogamento.

Uma intervenção mais sistemática foi a construção de 33 planaltos artificiais dentro do parque. Essas áreas de planalto permitiram aos animais encontrar mais facilmente refúgio das águas que subiam. A construção dos planaltos é creditada com a redução do número de mortos pelas inundações anuais: as inundações em 2017 mataram mais de 400 animais, em comparação com cerca de 200 em 20195.

As chuvas torrenciais causaram extensas inundações no condado de Arlington, na Virgínia, em 2019, matando muitos animais. Por causa da época do ano, muitos animais selvagens ficaram órfãos pela tempestade ao serem jogados de seus ninhos ou separados de seus pais pelas águas da enchente. Equipes de resgate da Liga de Bem-Estar Animal de Arlington conseguiram salvar dezenas de animais, incluindo cervos e dezenas de pássaros e esquilos órfãos. Os animais resgatados foram, ou novamente soltos após o tratamento básico, ou foram repassados ​​a uma organização de reabilitação da vida selvagem para cuidados a longo prazo6.

Inundações repentinas no Mississippi em 2016 colocaram muitos animais em risco de afogamento. Dois irmãos notaram animais escapando da floresta inundada em direção a um pasto seco em frente de sua casa. Eles tinham um pequeno barco e decidiram usá-lo para resgatar animais presos pelas enchentes. Dirigindo através dos campos inundados para a floresta, eles resgataram vários ratos, musaranhos e coelhos. Uma vez na floresta, eles entraram no pequeno barco e procuraram por animais presos pelas águas que subiam. Eles conseguiram resgatar vários gambás e tatus, libertando-os depois que as águas da enchente começaram a diminuir7. A história deles mostra que é perfeitamente possível que apenas duas pessoas resgatem animais em dificuldade. O vídeo abaixo os mostra trabalhando.

O vídeo abaixo mostra um homem entrando nas águas da enchente em Odessa para resgatar uma cachorra filhote que está se afogando. Após o resgate, o homem adotou a filhote e a nomeou Lucky.

Animais em outros desastres naturais

Animais foram salvos de desastres naturais de muitos tipos, como furacões, terremotos, tsunamis, deslizamentos de terra, avalanches e vulcões. Abaixo estão apenas alguns exemplos.

Furacões são devastadores para os animais que vivem na natureza. Ao contrário dos humanos e dos animais domesticados, os animais na natureza geralmente não têm abrigo suficiente para lidar com o impacto de um furacão. O furacão Dorian em 2019 foi o mais poderoso que já atingiu as Bahamas, com ventos de até 295 km por hora. Ele também provocou deslizamentos de terra em áreas do leste dos Estados Unidos. Em Walterboro, na Carolina do Sul, um santuário de animais cuidou de centenas de animais feridos, deslocados, órfãos ou impactados de outra maneira pelo furacão. As lesões incluem pernas quebradas, traumatismo craniano e aspiração pulmonar que requerem tratamento antibiótico imediato. O vídeo abaixo é uma reportagem sobre as atividades do santuário após o furacão Dorian.

Os animais também são afetados por terremotos. Assim como acontece com os humanos, eles podem ser feridos por detritos que caem ou podem ser enterrados sob os escombros. Eles também podem ficar doentes se for difícil encontrar água e comida limpas. Um terremoto no Equador em 2016 deixou milhares de animais feridos, presos sob escombros, doentes, órfãos ou famintos. A World Animal Protection forneceu assistência médica e alimentos para quase 4.000 animais após o terremoto. Milhares de animais foram resgatados e tratados após um terremoto de 2017 no México. O vídeo abaixo mostra bombeiros trabalhando para resgatar gatos e cães presos sob escombros após um forte terremoto na Itália em 2016.

Os animais selvagens também são afetados por terremotos. O terremoto e o tsunami de 2011 no Japão deixaram milhares de animais sem casa. Os guardas costeiros resgataram esse cachorro que havia sobrevivido ao tsunami e passou três semanas à deriva nos escombros flutuantes de uma casa destruída. O vídeo abaixo mostra o resgate.

O tsunami de 2018 na Indonésia varreu tartarugas marinhas para a costa, deixando algumas encalhadas a um quilômetro do mar. Equipes de resgate criaram macas improvisadas para carregá-las de volta ao mar.

Uma avalanche na Itália em 2017 enterrou um hotel sob milhares de toneladas de neve. Três cachorros filhotes estavam entre os que ficaram presos dentro do hotel destruído. Os bombeiros entraram no hotel através de frestas estreitas e resgataram os filhotes.

Erupções vulcânicas matam animais diretamente, enterrando-os em lava e cinzas, e podem prejudicar os animais apanhados nas proximidades. Eles podem ser queimados pela queda de cinzas ou adoecer pela ingestão de cinzas (geralmente comendo grama coberta de cinzas) ou inalando-a. Após uma erupção de 2018 nas Filipinas, muitos animais estavam em risco de ferimentos, doenças, fome ou morte. A World Animal Protection evacuou os animais terrestres de áreas perigosas e forneceu comida e tratamento médico àqueles que necessitavam8. A Humane Society prestou ajuda semelhante aos animais após uma erupção vulcânica na Guatemala em 2018. Os animais marinhos também são afetados por erupções, pois a lava espalha pequenas partículas depois que entra em contato com a água, prejudiciais aos peixes com brânquias. A lava que flui para a água também pode aumentar os níveis de acidez que podem ser prejudiciais aos animais marinhos da região. A lava que flui também pode afetar o ambiente do qual os animais marinhos dependem, por exemplo, se espalhando sobre piscinas naturais e fontes termais9. Animais marinhos maiores, como tartarugas marinhas, podem ser vistos do ar e resgatados, ou resgatados de praias próximas que ainda não foram afetadas pela erupção.

Os exemplos acima indicam que os humanos são capazes de resgatar animais na natureza de uma série de desastres naturais, desastres com os quais eles muitas vezes não conseguem lidar sem a nossa ajuda. No entanto, na maioria das vezes, os resgates se concentram nos animais domesticados, e não naqueles que vivem na natureza. Se rejeitarmos o especismo, precisamos expandir nossos planos de resgate para incluir mais animais que vivem na natureza. Isso também significa criar novas maneiras de resgatar animais – por exemplo, como resgatamos peixes em um lago ou poça de maré que corre o risco de ser coberto ou fervido por lava? Como protegemos os animais dos terremotos, que dão pouco ou nenhum aviso prévio? Duas coisas são necessárias: primeiro, devemos mudar nossa visão especista dos animais, para que possamos reconhecer que os animais em estado selvagem têm uma forte reivindicação de serem resgatados de desastres naturais; depois, devemos desenvolver nossa tecnologia e estratégias de resgate para que possamos ser capazes de fazer resgates eficazes em circunstâncias difíceis.

Para obter mais informações sobre maneiras pelas quais podemos ajudar os animais, consulte nossa página sobre como ajudar os animais na natureza. Uma maneira de ajudar é resgatar animais presos.


Leituras adicionais

Anderson, A. & Anderson, L. (2006) Rescued: Saving animals from disaster, New World Library: Novato.

Bovenkerk, B.; Stafleu, F.; Tramper, R.; Vorstenbosch, J. & Brom, F. W. A. (2003) “To act or not to act? Sheltering animals from the wild: A pluralistic account of a conflict between animal and environmental ethics”, Ethics, Place and Environment, 6, pp. 13-26.

Chadwin, R. (2017) “Evacuation of pets during disasters: A public health intervention to increase resilience”, American Journal of Public Health, 107, pp. 1413-1417 [acessado em 02 de dezembro de 2019].

Faria, C. & Paez, E. (2015) “Animals in need: The problem of wild animal suffering and intervention in nature”, Relations: Beyond Anthropocentrism, 3 (1), pp. 7-13 [acessado em 06 de novembro de 2015].

Federal Emergency Management Agency (FEMA) (2008) “Preparing your pets for emergencies makes sense. Get ready now”, ready.gov [acessado em 28 de agosto de 2018].

Hunt, M. G.; Bogue, K. & Rohrbaugh, N. (2012) “Pet ownership and evacuation prior to Hurricane Irene”, Animals, 2, pp. 529-539 [acessado em 24 de setembro de 2019].

Irvine, L. (2006) “Animals in disasters: Issues for animal liberation activism and policy”, Animal Liberation Philosophy and Policy Journal, 4 (1) [acessado em 13 de novembro de 2019].

Kirkwood, J. K.; Sainsbury, A. W. & Bennett, P. M. (1994) “The welfare of free-living wild animals: Methods of assessment”, Animal Welfare, 3, pp. 257-273.

Nolen, R. S. (2006) “Congress orders disaster planners to account for pets”, avma.org, November 01 [acessado em 02 de dezembro de 2019].

Nussbaum, M. C. (2006) Frontiers of justice: Disability, nationality, species membership, Cambridge: Harvard University Press.

White, S. (2012) “Companion animals, natural disasters and the law: An Australian perspective”, Animals, 2, pp. 380-394 [acessado em 24 de outubro de 2019].


Notas

1 Koala Info (2019) “Koalas and Australia’s bushfires”, koalainfo.com [acessado em 13 de setembro de 2019].

2 Yale Environment 360 (2019) “Wildfires in Bolivia have killed an estimated 2 million animals so far this year”, Yale Environment 360, October 1 [acessado em 15 de outubro de 2019].

3 Gerova, V. (2019) “Koala mum and joey rescued as fires tear through bushland”, 10 Daily, 07 Sep.

4 Guha, N. & Ghosh, S. (2019) “Wildlife and people work together during Assam’s annual tryst with floods”, Mongabay, 23 July [acessado em 16 de setembro de 2019].

5 Ibid.

6 Airey (2019) “Wild animals, pets rescued during the flood”, ARLnow, July 26 [acessado em 21 de setembro de 2019].

7 Akande, Z. (2016) “Man dives into flash flood, fills his boat up with animals”, The Dodo, 03/11/2016 [acessado em 21 de setembro de 2019].

8 World Animal Protection (2018) “Rescuing burnt and injured animals in the Philippines after Mayon Volcano eruption”, worldanimalprotection.org.uk, 31 January [acessado em 02 de outubro de 2019].

9 Shen, M. (2018) “Hell on Earth! Hawaii volcano eruptions set the sky on fire as it’s revealed the impact of the disaster will affect marine and wildlife for decades”, Daily Mail, 9 June [acessado em 02 de outubro de 2019].